Em novo avanço, a participação das vendas diretas aumentou em abril. Dos 151.721 automóveis e comerciais leves emplacados no mês passado, 49,76% foram registrados através da modalidade. Com 28,93% de participação, a Fiat chegou ao 32º mês seguido na liderança. Chevrolet (16,61%), VW (15,15%), Hyundai (8,93%) e Jeep (7,45%) completaram o top 5.
Décimo colocado em fevereiro e vice em março, o Hyundai HB20 (5.082) assumiu a liderança entre os automóveis e com boa margem em relação ao Fiat Argo (3.695). Separados por apenas 16 unidades, Chevrolet Onix (3.279) e Fiat Mobi (3.263) vieram em seguida. Considerando a 6ª posição do VW Polo (3.086) e a 9ª posição do Renault Kwid (2.524), os hatches dominaram o top 10.
Numa disputa apertada pela posição de honra entre os sedãs, vitória do Chevrolet Onix Plus (3.210) sobre o Fiat Cronos (3.084), este último com menos de 20% de seus emplacamentos no varejo. Dominantes no varejo, os SUVs e crossovers tiveram apenas dois representantes entre os dez primeiros: o Jeep Compass (2.986) – nº 1 em março – e o VW T-Cross (2.292).
Com apenas 6,11% de seu total, o Toyota SW4 (68) foi o modelo menos dependente da modalidade. Situação oposta à de quatro modelos da Volvo – XC60 (154), XC40 (140), XC90 (123) e C40 (53) -, todos eles com 100% de seus emplacamentos através de vendas diretas. Embora com produção encerrada em dezembro, o VW Gol ainda teve 41 unidades registradas.
POS. | MODELO | VENDAS DIRETAS | % TOTAL | ABR.23 (A) |
1º | HYUNDAI HB20 | 5.082 | 71,15% | 7.143 |
2º | FIAT ARGO | 3.695 | 67,49% | 5.475 |
3º | CHEVROLET ONIX | 3.279 | 44,45% | 7.376 |
4º | FIAT MOBI | 3.263 | 69,63% | 4.686 |
5º | CHEVROLET ONIX PLUS | 3.210 | 60,62% | 5.295 |
6º | VW POLO | 3.086 | 50,90% | 6.063 |
7º | FIAT CRONOS | 3.084 | 83,33% | 3.701 |
8º | JEEP COMPASS | 2.986 | 60,96% | 4.898 |
9º | RENAULT KWID | 2.524 | 60,79% | 4.152 |
10º | VW T-CROSS | 2.292 | 49,91% | 4.592 |
11º | JEEP RENEGADE | 1.643 | 51,04% | 3.219 |
12º | VW NIVUS | 1.455 | 39,30% | 3.702 |
13º | CHEVROLET TRACKER | 1.333 | 32,69% | 4.078 |
14º | PEUGEOT 208 | 1.326 | 69,75% | 1.901 |
15º | FIAT PULSE | 1.243 | 35,47% | 3.504 |
16º | HYUNDAI HB20S | 1.208 | 63,05% | 1.916 |
17º | NISSAN KICKS | 1.113 | 36,43% | 3.055 |
18º | TOYOTA YARIS HATCH | 1.109 | 61,00% | 1.818 |
19º | JEEP COMMANDER | 991 | 54,01% | 1.835 |
20º | CITROËN C3 | 983 | 50,03% | 1.965 |
21º | TOYOTA COROLLA CROSS | 789 | 19,99% | 3.946 |
22º | TOYOTA COROLLA | 743 | 22,78% | 3.261 |
23º | VW VIRTUS | 740 | 35,39% | 2.091 |
24º | CHEVROLET SPIN | 705 | 65,04% | 1.084 |
25º | RENAULT DUSTER | 617 | 44,81% | 1.377 |
26º | TOYOTA YARIS SEDAN | 603 | 67,68% | 891 |
27º | HYUNDAI CRETA | 454 | 9,74% | 4.660 |
28º | HONDA HR-V | 374 | 7,98% | 4.688 |
29º | RENAULT SANDERO | 339 | 80,91% | 419 |
30º | FIAT FASTBACK | 331 | 13,42% | 2.466 |
31º | VW TAOS | 288 | 36,36% | 792 |
32º | NISSAN VERSA | 278 | 43,99% | 632 |
33º | CITROËN C4 CACTUS | 238 | 69,19% | 344 |
34º | CHEVROLET TRAILBLAZER | 195 | 84,42% | 231 |
35º | AUDI Q5 | 161 | 87,03% | 185 |
36º | VOLVO XC60 | 157 | 100,00% | 157 |
37º | CAOA CHERY TIGGO 5X | 155 | 30,04% | 516 |
38º | NISSAN SENTRA | 155 | 34,44% | 450 |
39º | VOLVO XC40 | 140 | 100,00% | 140 |
40º | CAOA CHERY TIGGO 8 | 133 | 24,45% | 544 |
41º | RENAULT LOGAN | 126 | 88,73% | 142 |
42º | VOLVO XC90 | 123 | 100,00% | 123 |
43º | CAOA CHERY TIGGO 7 | 93 | 22,25% | 418 |
44º | TOYOTA SW4 | 68 | 6,11% | 1.113 |
45º | AUDI Q3 | 65 | 52,00% | 125 |
46º | PEUGEOT 2008 | 62 | 44,93% | 138 |
47º | HONDA CITY | 60 | 6,22% | 964 |
48º | VOLVO C40 | 53 | 100,00% | 53 |
49º | CHEVROLET EQUINOX | 52 | 17,81% | 292 |
50º | VW GOL | 41 | 12,89% | 318 |
Entre os comerciais leves, a 2ª posição da VW Saveiro (3.011) interrompeu uma sequência de dobradinhas da Fiat, que ainda manteve a Strada (5.954) no topo e com quase ¾ de seus registros fora do varejo. A Fiat Toro (2.943) completou o pódio, desta vez com folga em relação à Chevrolet S10 (2.331). Em seu 2º mês cheio, a Chevrolet Montana (1.412) entrou no top 5.
POS. | MODELO | VENDAS DIRETAS | % TOTAL | ABR.23 (A) |
1º | FIAT STRADA | 5.954 | 73,95% | 8.051 |
2º | VW SAVEIRO | 3.011 | 95,53% | 3.152 |
3º | FIAT TORO | 2.943 | 77,20% | 3.812 |
4º | CHEVROLET S10 | 2.331 | 84,70% | 2.752 |
5º | CHEVROLET MONTANA | 1.412 | 45,74% | 3.087 |
6º | FIAT FIORINO | 1.139 | 82,90% | 1.374 |
7º | TOYOTA HILUX | 943 | 29,48% | 3.199 |
8º | RENAULT OROCH | 860 | 74,27% | 1.158 |
9º | RENAULT MASTER | 742 | 83,65% | 887 |
10º | VW AMAROK | 520 | 72,63% | 716 |
11º | RAM 3500 | 372 | 67,64% | 550 |
12º | MITSUBISHI L200 | 364 | 44,94% | 810 |
13º | FORD RANGER | 313 | 23,00% | 1.361 |
14º | NISSAN FRONTIER | 268 | 59,29% | 452 |
15º | FIAT SCUDO | 154 | 50,16% | 307 |
16º | RAM CLASSIC | 94 | 72,87% | 129 |
17º | FORD TRANSIT | 86 | 30,07% | 286 |
18º | FORD MAVERICK | 77 | 45,56% | 169 |
19º | RAM 1500 | 58 | 71,60% | 81 |
20º | RAM 2500 | 51 | 62,20% | 82 |
21º | CITROËN JUMPY | 42 | 25,00% | 168 |
22º | PEUGEOT PARTNER | 42 | 59,15% | 71 |
23º | FIAT DUCATO | 28 | 100,00% | 28 |
24º | PEUGEOT EXPERT | 22 | 28,95% | 76 |
25º | VW / MAN EXPRESS | 15 | 9,43% | 159 |
26º | FORD F150 | 13 | 86,67% | 15 |
27º | JEEP GLADIATOR | 4 | 25,00% | 16 |
28º | KIA K2500 | 3 | 1,55% | 194 |
29º | CITROËN JUMPER | 1 | 20,00% | 5 |
30º | KIA UK2500 | 1 | 4,00% | 25 |
31º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 314 | 1 | 100,00% | 1 |
32º | PEUGEOT BOXER | 1 | 8,33% | 12 |
33º | TOYOTA BANDEIRANTE | 1 | 100,00% | 1 |