O varejo completou quatro meses seguidos como a modalidade de vendas mais importante do país, respondendo por 50,24% dos 151.721 automóveis e comerciais leves registrados em abril. Desta vez, no entanto, a diferença em relação às vendas diretas foi inferior a 0,5 ponto percentual. A Chevrolet, com 15,53% do total, liderou entre as montadoras, com Fiat (15,18%), Volkswagen (13,21%), Toyota (13,14%) e Hyundai (9,17%) na sequência.
Após liderar entre os automóveis nos últimos dois meses, o Hyundai Creta (4.206) foi superado por um surpreendente HR-V (4.314), ambos com mais de 90% de seus emplacamentos – o Honda, vale destacar, havia sido o 15º colocado em fevereiro. O pódio foi completado pelo Chevrolet Onix (4.097), com o Toyota Corolla Cross (3.157) e o Volkswagen Polo (2.977) entre os cinco primeiros.
Considerando as vendas do Chevrolet Tracker (2.745), do Volkswagen T-Cross (2.300), do Fiat Pulse (2.261) e do Volkswagen Nivus (2.247), tivemos pelo menos 60% do top 10 preenchido por SUVs pela 9ª vez seguida. O Toyota Corolla, preferido por 2.518 unidades, foi mais uma vez o único sedã presente entre os primeiros colocados.
Segundo modelo mais vendido no geral em abril, o Hyundai HB20 (2.061) foi o 13º. Na disputa entre os modelos de entrada, o Renault Kwid (1.628) foi o mais bem posicionado, num modesto 17º lugar. Dupla da Porsche, Macan (149) e Cayenne (145) foram os únicos com 100% de seus registros sem depender de vendas diretas.
POS. | MODELO | VAREJO | % TOTAL | ABR.23 (A) |
1º | HONDA HR-V | 4.314 | 92,02% | 4.688 |
2º | HYUNDAI CRETA | 4.206 | 90,26% | 4.660 |
3º | CHEVROLET ONIX | 4.097 | 55,55% | 7.376 |
4º | TOYOTA COROLLA CROSS | 3.157 | 80,01% | 3.946 |
5º | VOLKSWAGEN POLO | 2.977 | 49,10% | 6.063 |
6º | CHEVROLET TRACKER | 2.745 | 67,31% | 4.078 |
7º | TOYOTA COROLLA | 2.518 | 77,22% | 3.261 |
8º | VOLKSWAGEN T-CROSS | 2.300 | 50,09% | 4.592 |
9º | FIAT PULSE | 2.261 | 64,53% | 3.504 |
10º | VOLKSWAGEN NIVUS | 2.247 | 60,70% | 3.702 |
11º | FIAT FASTBACK | 2.135 | 86,58% | 2.466 |
12º | CHEVROLET ONIX PLUS | 2.085 | 39,38% | 5.295 |
13º | HYUNDAI HB20 | 2.061 | 28,85% | 7.143 |
14º | NISSAN KICKS | 1.942 | 63,57% | 3.055 |
15º | JEEP COMPASS | 1.912 | 39,04% | 4.898 |
16º | FIAT ARGO | 1.780 | 32,51% | 5.475 |
17º | RENAULT KWID | 1.628 | 39,21% | 4.152 |
18º | JEEP RENEGADE | 1.576 | 48,96% | 3.219 |
19º | FIAT MOBI | 1.423 | 30,37% | 4.686 |
20º | VOLKSWAGEN VIRTUS | 1.351 | 64,61% | 2.091 |
21º | TOYOTA SW4 | 1.045 | 93,89% | 1.113 |
22º | CITROËN C3 | 982 | 49,97% | 1.965 |
23º | HONDA CITY | 904 | 93,78% | 964 |
24º | HONDA CITY HATCH | 847 | 97,69% | 867 |
25º | JEEP COMMANDER | 844 | 45,99% | 1.835 |
26º | RENAULT DUSTER | 760 | 55,19% | 1.377 |
27º | TOYOTA YARIS HATCH | 709 | 39,00% | 1.818 |
28º | HYUNDAI HB20S | 708 | 36,95% | 1.916 |
29º | FIAT CRONOS | 617 | 16,67% | 3.701 |
30º | PEUGEOT 208 | 575 | 30,25% | 1.901 |
31º | VOLKSWAGEN TAOS | 504 | 63,64% | 792 |
32º | CAOA CHERY TIGGO 8 | 411 | 75,55% | 544 |
33º | CHEVROLET SPIN | 379 | 34,96% | 1.084 |
34º | CAOA CHERY TIGGO 5X | 361 | 69,96% | 516 |
35º | BMW X1 | 360 | 98,09% | 367 |
36º | NISSAN VERSA | 354 | 56,01% | 632 |
37º | CAOA CHERY TIGGO 7 | 325 | 77,75% | 418 |
38º | BMW 320i | 320 | 95,24% | 336 |
39º | NISSAN SENTRA | 295 | 65,56% | 450 |
40º | TOYOTA YARIS SEDAN | 288 | 32,32% | 891 |
41º | VOLKSWAGEN GOL | 277 | 87,11% | 318 |
42º | CHEVROLET EQUINOX | 240 | 82,19% | 292 |
43º | MITSUBISHI ECLIPSE CROSS | 182 | 88,35% | 206 |
44º | PORSCHE MACAN | 149 | 100,00% | 149 |
45º | PORSCHE CAYENNE | 145 | 100,00% | 145 |
46º | CITROËN C4 CACTUS | 106 | 30,81% | 344 |
47º | LAND ROVER DEFENDER | 105 | 78,36% | 134 |
48º | MITSUBISHI PAJERO | 105 | 97,22% | 108 |
49º | LAND ROVER DISCOVERY | 100 | 84,03% | 119 |
50º | CHEVROLET CRUZE SEDAN | 97 | 82,91% | 117 |
Já entre os comerciais leves, a Toyota Hilux (2.256) interrompeu uma liderança da Fiat Strada (2.097) que já durava algum tempo. Mais uma vez no pódio, a Chevrolet Montana (1.675) emplacou quase o dobro da Fiat Toro (869), que teve menos de 25% de suas unidades na modalidade. Destaque para a presença da van Ford Transit (200) no top 10, com quase 70% de seus emplacamentos.
POS. | MODELO | VAREJO | % TOTAL | ABR.23 (A) |
1º | TOYOTA HILUX | 2.256 | 70,52% | 3.199 |
2º | FIAT STRADA | 2.097 | 26,05% | 8.051 |
3º | CHEVROLET MONTANA | 1.675 | 54,26% | 3.087 |
4º | FORD RANGER | 1.048 | 77,00% | 1.361 |
5º | FIAT TORO | 869 | 22,80% | 3.812 |
6º | MITSUBISHI L200 | 446 | 55,06% | 810 |
7º | CHEVROLET S10 | 421 | 15,30% | 2.752 |
8º | RENAULT OROCH | 298 | 25,73% | 1.158 |
9º | FIAT FIORINO | 235 | 17,10% | 1.374 |
10º | FORD TRANSIT | 200 | 69,93% | 286 |
11º | VOLKSWAGEN AMAROK | 196 | 27,37% | 716 |
12º | KIA K2500 | 191 | 98,45% | 194 |
13º | NISSAN FRONTIER | 184 | 40,71% | 452 |
14º | RAM 3500 | 178 | 32,36% | 550 |
15º | FIAT SCUDO | 153 | 49,84% | 307 |
16º | RENAULT MASTER | 145 | 16,35% | 887 |
17º | VOLKSWAGEN / MAN EXPRESS | 144 | 90,57% | 159 |
18º | VOLKSWAGEN SAVEIRO | 141 | 4,47% | 3.152 |
19º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 315 | 134 | 100,00% | 134 |
20º | CITROËN JUMPY | 126 | 75,00% | 168 |
21º | IVECO DAILY | 117 | 100,00% | 117 |
22º | FORD MAVERICK | 92 | 54,44% | 169 |
23º | EFFA V21 | 59 | 100,00% | 59 |
24º | PEUGEOT EXPERT | 54 | 71,05% | 76 |
25º | RAM CLASSIC | 35 | 27,13% | 129 |
26º | RAM 2500 | 31 | 37,80% | 82 |
27º | PEUGEOT PARTNER | 29 | 40,85% | 71 |
28º | EFFA V22 | 28 | 100,00% | 28 |
29º | KIA UK2500 | 24 | 96,00% | 25 |
30º | RAM 1500 | 23 | 28,40% | 81 |
31º | IVECO DAILY 30-130 | 15 | 100,00% | 15 |
32º | JEEP GLADIATOR | 12 | 75,00% | 16 |
33º | MERCEDES-BENZ SPRINTER | 11 | 100,00% | 11 |
34º | PEUGEOT BOXER | 11 | 91,67% | 12 |
35º | BYD T3 | 8 | 100,00% | 8 |
36º | CITROËN JUMPER | 4 | 80,00% | 5 |
37º | EFFA V25 | 4 | 100,00% | 4 |
38º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 416 | 4 | 100,00% | 4 |
39º | VOLKSWAGEN KOMBI | 4 | 100,00% | 4 |
40º | JAC EJV5.5 | 3 | 100,00% | 3 |
41º | FORD F150 | 2 | 13,33% | 15 |
42º | GMC HUMMER EV EDITION 1 | 2 | 100,00% | 2 |
43º | HYUNDAI HR | 2 | 100,00% | 2 |
44º | IVECO DAILY 35-150 | 2 | 100,00% | 2 |
45º | IVECO DAILY 5516 | 2 | 100,00% | 2 |
46º | JAC IEV750 | 2 | 100,00% | 2 |
47º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 417 | 2 | 100,00% | 2 |
48º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 517 | 2 | 100,00% | 2 |
49º | CHEVROLET C10 | 1 | 100,00% | 1 |
50º | CHEVROLET SILVERADO | 1 | 100,00% | 1 |
Fonte: Fenabrave