Enquanto mostra a nova 1500 Limited na Agrishow, a maior feira agrícola da América Latina, a Ram não perdeu a chance de falar alguma coisa sobre a sua futura picape nacional. Breno Kamei, vice-presidente da marca para a América do Sul, comentou rapidamente sobre a caminhonete, afirmando que a a empresa vai fazer o anúncio “nas próximas semanas” para dar detalhes sobre a produção do veículo, que será montado em Goiana (PE).

“Em breve, dentro de semanas, vamos promover um evento para anunciar e dar os detalhes sobre a produção de uma picape no país”, afirma Kamei. A Ram já iniciou a campanha de divulgação da caminhonete brasileira, divulgando o primeiro teaser em seu site oficial. Conhecida até o momento como Projeto 291, será uma picape média monobloco, com a mesma plataforma Small Wide 4x4 usada por Jeep Compass, Commander, Renegade e Fiat Toro.

O início da divulgação é acompanhado pela presença constante da picape nas ruas, flagrada com frequência tanto pela imprensa quanto por leitores. Os protótipos até utilizam sua carroceria de produção e começam a mostrar o design sob a camuflagem, como o formato dos faróis e a grade dianteira bem larga.

Apesar do parentesco com a Fiat Toro, será um modelo maior, entrando no segmento das picapes médias como Chevrolet S10 e Toyota Hilux. Recentemente, Motor1.com viu uma dos protótipos de perto. A picape passa a impressão de que será levemente menor do que uma de suas futuras rivais. Lembrando que a Nissan Frontier, a menor da categoria, tem 5,26 metros de comprimento, enquanto a Toro mede 4,94 m.

Espera-se que tenha duas opções de motorização, uma flex e outra a diesel. O motor diesel deve ser o 2.0 turbo de 170 cv e 38,7 kgfm que equipa a linh da Jeep e a Toro, em conjunto a uma transmissão automática de 9 marchas e com tração integral permanente. Já o propulsor flex seria o 2.0 turbo da mesma linha usada pelo Wrangler, porém com potência reduzida para algo em torno de 260 cv.

Flagras mais recentes confirmaram algumas informações sobre o seu interior. Contará com um seletor de marchas giratório e freio de estacionamento eletrônico, enquanto o volante terá um desenho semelhante ao da Jeep. Outras informações apontam para equipamentos como controle de cruzeiro adaptativo, painel de instrumentos digital, frenagem autônoma de emergência, central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay sem fio e mais. A versão mais cara contaria até mesmo com estribo elétrico e capota rígida retrátil.

Com a Ram divulgando teasers da picape e esta fala de Kamei, fica claro que a fabricante pretende ao menos apresentar a caminhonete nacional até a metade do ano, mesmo que a produção e as vendas acabem ficando para o 2º semestre. O mistério é como a Ram posicionará a picape no segmento que tem preço inicial na casa dos R$ 250 mil para as rivais com cabine dupla. Considerando que a Ram Classic parte de R$ 349.990, há bastante espaço para a fabricante trabalhar.

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