A Hyundai não deve demorar mais do que alguns meses para ampliar seu portfólio de SUVs com lançamento de modelo inédito. Posicionado como representante de acesso da marca no segmento, o novato Exter (até então conhecido internamente pelo codinome Ai3) será vendido principalmente em mercados emergentes e terá a Índia como palco para estreia.

Por lá, o mini crossover de entrada ficará posicionado abaixo do Venue (modelo que, por sua vez, fica abaixo do Creta) e disputará clientes com rivais como Tata Punch, Mahindra KUV100 e Suzuki Ignis. Será oferecido com motores de baixa cilindrada e, seguindo receita dos concorrentes, terá sempre tração dianteira.

Galeria: Hyundai Casper 2022

Segundo especulações, o Exter fará paralelo com o Casper (micro crossover de design excêntrico vendido na Coreia do Sul) e terá entre 3,60 e 3,80 metros de comprimento, além de aproximadamente 2,40 metros de entre-eixos. Para efeito de comparação, o menor Hyundai vendido atualmente no Brasil é o HB20, que mede 4,01 metros de comprimento. Mesmo classificado como SUV, o Exter será ainda menor que o hatchback nacional.

Apesar da pegada geral parecida com a do Casper, o novato será bem mais simples tecnologicamente para atender aos padrões do mercado indiano. Ao que tudo indica, não contará com os diversos recursos de assistência à condução presentes no primo e, nesse sentido, dispensará controle de cruzeiro adaptativo, reconhecimento de pedestres e ciclistas, manutenção de faixa, monitoramento de ponto cego e comutação automática de faróis.

Hyundai Venue

Exter ficará abaixo do Venue (foto)

Ainda assim, a promessa é ter competitividade suficiente para abocanhar fatia importante do segmento. Sob o capô, são esperados motores 1.2 aspirado e 1.0 turbo. Propulsores a diesel não serão oferecidos. A chegada às lojas da Índia acontecerá em agosto, com apresentação à imprensa programada para alguns meses antes.

VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com