A Hyundai tem mais de um SUV compacto, dependendo de onde você vive. Aqui no Brasil temos o Creta, nos EUA existe o pequeno Venue e o Kona, enquanto a Europa conta com o diminuto Bayon. Na Coreia do Sul, a marca apostará no Casper, servindo de modelo de entrada e que é o menor crossover da empresa.

Medindo somente 3,59 metros de comprimento, 1,59 m de largura, 1,57 m de altura e com um entre-eixos de 2,4 m, o Hyundai Casper promete ser bem versátil apesar de ser tão pequeno. Após divulgar imagens do exterior, a marca sul-coreana agora mostra como é o interior do veículo, que permite rebater até os bancos dianteiros para criar espaço quando necessário.

Galeria: Hyundai Casper 2022

As novas fotos divulgas nesta semana pela Hyundai destacam o interior flexível pela primeira vez com uma segunda fileira de assentos que pode deslizar até 160 milímetros. Além de poder dobrar como os bancos diateiros, os assentos de trás também inclinam até 39°. Você consegue colocar objetos de até 2,06 metros de comprimento caso as duas fileiras de bancos estejam rebatidas. Deslizar a segunda fileira para frente com os bancos na posição normal aumenta a capacidade do porta-malas para 301 litros.

O Casper pode ter uma cabine pequena, mas a Hyundai não deixou a segurança de lado, colocando sete airbags dentro do mini-SUV, além de uma lista bem completa de assistentes de segurança e condução. Vão desde assistente de permanência em faixa e alerta de colisão frontal até farol alto automático e controle de cruzeiro adaptativo. Também traz um painel de instrumentos totalmente digital e uma central multimídia que parece ter uma tela bem generosa (a marca não revelou o tamanho).

Para fazer o interior parecer um pouco mais espaçoso, o Casper não tem um console central entre os bancos, no lugar usando um apoio de braço pequeno com dois porta-copos posicionados abaixo. Assim como algumas minivans, a alavanca da transmissão fica logo abaixo dos controles do ar-condicionado ao invés de ser posicionado entre os assentos.

Sob o capô está um motor 1.0 aspirado de três cilindros, entregando 76 cv e 9,7 kgfm de torque. Terá também um 1.0 turbo com cerca de 100 cv, que ainda conta com um visual diferenciado ao adotar uma grade redesenhada, melhorando a passagem de ar.

Os preços na Coreia do Sul começam pouco abaixo de 13.850.000 won (R$ 62.341), chegando a 18.700.000 won (R$ 84.172) na versão topo de linha com o motor turbo. O carro já está em pré-venda no país asiático e era esperado para a Índia no ano que vem, só que a mídia local já aponta que o carro pode não ser lançado por lá. Há rumores até sobre uma variante totalmente elétrica para 2023, mas que ainda não foi confirmada.

Para o Brasil, dificilmente a Hyundai apostará em um modelo deste tipo no momento. Teria que ser produzido aqui para ter um preço competitivo, o que descarta a importação. Além disso, entraria na mesma faixa de preços que o HB20, então só seria uma possibilidade caso a marca sul-coreana pense em aposentar o hatchback para colocar um crossover no lugar.

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