A Ford acaba de anunciar no Argentina o lançamento da nova geração do crossover Territory. Responsável por suceder a linhagem anterior comercializada localmente desde agosto de 2020, o novo modelo adota design completamente renovado e chega às lojas oferecido em duas versões de acabamento (SEL e Titanium). É igualmente importado da China, onde é vendido desde 2021 como Equator Sport.
No visual, o novo Territory segue o mesmo padrão de design dos lançamentos mais recentes da Ford na China (leia-se Evos e Edge). Adota faróis divididos em dois conjuntos, sendo a parte superior responsável por abrigar as luzes diurnas de LED e a inferior os projetores e luzes de direção. Nas laterais, destaque para as rodas de até 19 polegadas. Por fim, a traseira adota lanternas estreitas e horizontalizadas, divididas pela tampa do porta-malas.
No interior, destaque para o painel com layout de telas duplas abrigando quadro de instrumentos e central multimídia lado a lado. Na versão mais cara, as telas contam com 12 polegadas cada. Chamam atenção ainda console central elevado, revestimento em dois tons e ampla variedade de materiais na composição do acabamento.
Ambas as versões contam com Apple CarPlay e Android Auto sem fio, acesso inteligente sem chave e freio de mão eletrônico com função auto-hold. Completam o pacote monitoramento de ponto cego com alerta de tráfego cruzado, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em declive, sistema de monitoramento de pressão dos pneus, freios a disco nas quatro rodas e assistência eletrônica à frenagem de emergência (EBA).
Na versão Titanium é adicionado carregador sem fio para smartphones, abertura e fechamento elétrico da tampa do porta-malas com função mãos livres, frenagem autônoma de emergência com alerta de colisão frontal, assistente de mudança de faixa, farol alto automático, controle de velocidade de cruzeiro adaptativo com sistema Stop&Go, sensores de estacionamento dianteiros e câmera de visão 360°.
Sob o capô, o Territory tem motor 1.8 turbo a gasolina com potência de 190 cv e 32,6 kgfm de torque. O câmbio é automático de 7 marchas, com tração dianteira. Em termos dimensionais, são 4,63 metros de comprimento, 1,75 m de altura e 2,72 metros de entre-eixos. As entregas serão realizadas a partir de maio, ao preço de 12.676.000 pesos para a versão SEL e 14.690.000 pesos para a versão Titanium. Em conversão direta, são R$ 306.868 e R$ 355.624.
No Brasil, a nova geração do Territory já circula em testes e não deve demorar para ser lançada.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo Ford Equator: irmão maior do Territory ganha versão híbrida de 367 cv
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Novo Ford Territory ganha frente inédita e versão híbrida 'anti-BYD'
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Ford Territory 2025 ganha partida remota e chega às lojas por R$ 212.000
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são subcompactos
Segredo: Ford Territory ganha novo visual e versão híbrida plug-in na China