A Ford anda um pouco quieta com Territory aqui no Brasil. Lançado em agosto de 2020, o SUV importado da China emplacou 478 unidades emplacadas desde janeiro até maio. Dentro de sua linha por aqui, só vende mais do que o Mustang e Transit, ficando atrás do Bronco Sport, mais caro e que tem 558 veículos vendidos este ano. A resposta para tudo isso pode ser este primeiro flagra da “nova geração” do SUV médio rodando em terras brasileiras.

O leitor Marcos Costa flagrou o novo Ford Territory em testes, rodando em Campos do Jordão (SP), ainda bem camuflado. O que denuncia sua identidade são as lanternas, com uma borda em LED e dois pontos menores no meio; o formato dos vidros laterais; os vincos no para-lama dianteiro e na lateral; e o para-choque traseiro, que mostra um pouco da sua forma por conta da maneira como os disfarces estão próximos demais da carroceria.

Novo Ford Territory em testes no Brasil
Ford Equator Sport

No entanto, este novo Territory não é exatamente uma nova geração, mas sim um novo modelo desenvolvido pela nova joint-venture da JMC-Ford. Isso significa que desta vez não será um modelo da marca chinesa com os logos da Ford, como é o Territory atual. Tanto é que está sendo vendido na China com o nome de Equator Sport, enquanto outros países começaram a receber o carro como o novo Territory, como Filipinas e Camboja.

Ou seja, a verdade é que é um outro carro com o nome Territory. É maior, medindo 4,63 metros de comprimento, 1,75 m de altura e 2,72 m de entre-eixos, enquanto o modelo anterior tinha 4,58 m de comprimento e 2,71 m de entre-eixos. O seu design é totalmente diferente, mais próximo da identidade usada pelo Evos e o novo Fusion. A grade é muito maior e usa um esquema de faróis duplos, com as luzes diurnas em LED bem finas na parte superior e o conjunto principal mais abaixo.

Ford Territory aka Equator Sport
Ford Equator Sport
Ford Equator Sport

O interior é a parte mais interessante do carro, sem a enorme quantidade de botões do modelo atual. A cabine é muito mais limpa, concentrando as informações nas telas de 12,3 polegadas do painel de instrumentos digital e da central multimídia, posicionadas lado a lado com o mesmo estilo que a MBUX da Mercedes-Benz. Na China, o SUV tem equipamentos como controle de cruzeiro adaptativo, teto solar panorâmico, assistente de ponto cego, assistente de permanência em faixa.

A motorização é outra, abandonando o motor 1.5 turbo de 150 cv e 22,9 kgfm que era uma versão melhorada de um propulsor antigo da Mitsubishi e que trabalhava com um câmbio CVT. Agora virá com um novo motor 1.5 turbo, mas de 170 cv e 26,5 kgfm, combinado a uma transmissão automatizada de dupla embreagem e 7 marchas.

Como esta é a primeira vez que o novo Ford Territory aparece no Brasil, o desenvolvimento ainda deve estar em um estágio inicial. Já vimos outros carros da fabricante rodando sem camuflagem e que ainda não foram lançados, como o Mustang Mach-E. É possível que o SUV seja lançado por aqui apenas no final do ano ou início de 2023.

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