Após apresentação prévia realizada em maio, o Ford Territory 2025 com novo visual finalmente foi oficializado nesta semana na China. Chamado por lá de Equator Sport e vendido na atual geração desde 2021, o modelo ganha novidades dentro da tradicional reestilização de meia-vida e incorpora uma série de avanços estéticos e tecnológicos. De quebra, ganha inédita versão híbrida do tipo plug-in para fazer frente aos modelos da BYD no mercado chinês.
Por fora, o destaque fica por conta do redesenho total da dianteira. A grade passa a ser totalmente integrada ao conjunto, perde elementos de moldura e ganha ranhuras ovais no estilo do facelift do Toyota Corolla Cross. Além disso, os faróis agora exibem novo formato, enquanto o para-choque acompanha as novidades com novos apliques e detalhes em contraste com a carroceria. Nas laterais, as rodas rodam revisadas de acordo com cada versão.
Ford Equator Sport (Territory) é apresentado na China
No geral, o Territory 2025 acabou crescendo 55 mm no comprimento por conta dos novos para-choques e agora totaliza 4.685 mm. As demais dimensões seguem as mesmas: 1.935 mm de largura, 1.706 mm de altura e 2.726 mm de entre-eixos. O volume do porta-malas é de 448 litros e, com segunda fila de bancos rebatida, a capacidade carga é ampliada para 1.422 litros.
Por dentro, a Ford diz que melhorou detalhes do acabando e adicionou novos encostos de cabeça aos bancos Além disso, a lista de equipamentos ganhou sistema de reconhecimento facial, além dos demais itens já oferecidos como sistema de redução de ruído ativo, carregamento sem fio para smartphone, câmera de ré, controle de cruzeiro adaptativo, frenagem automática, alerta de manutenção de faixa e sistemas de monitoramento de ponto cego.
Na mecânica, a novidade fica por conta da chegada da versão híbrida plug-in (até então inédita no modelo). O conjunto inclui motor 1.5 a gasolina de 150 cv e motor elétrico de 82 cv associado, resultando 218 cv de potência combinada. A energia é armazenada em um pacote de bateria de fosfato de ferro e lítio (LiFePo) fabricado pela chinesa CATL. No entanto, detalhes sobre a capacidade da bateria e a autonomia em modo totalmente elétrico ainda não foram divulgados.
As versões tradicionais com motor 1.5 EcoBoost de 170 cv e 27 kgfm de torque seguem à venda normalmente. A produção segue concentrada na China em parceria com a marca local JMC (Jiangling Motors Corporation). No Brasil, o lançamento deverá acontecer apenas no ano que vem.