Caso você seja daqueles que odeiam pagar pela gasolina no posto de combustível, a Apple pode ter uma solução para você. Não, esta funcionalidade não permitirá você dirigir sem pagar pelo combustível. A ideia aqui é apenas que você possa pagar pelo abastecimento direto na tela da central multimídia de seu carro, sem que você tenha que inserir seu cartão no posto de gasolina e depois digitar sua senha. Parece familiar?

Esse recurso foi apresentado pela Apple durante a Apple Developer Conference, sendo esperado para estar disponível a partir de setembro inicialmente nos Estados Unidos. Entretanto, os usuários de iPhone terão que baixar o aplicativo do posto de combustível e inserir as informações de pagamento. Uma vez feito isso, o motorista do carro pode então selecionar a bomba que deseja usar e ativá-la através da central multimídia de seu veículo. Nos Estados Unidos não há frentista, assim o próprio motorista abastece seu carro (diferentemente do Brasil). 

MBUX com Apple CarPlay - Mercedes-Benz C200 AMG Line 2022

A empresa petrolífera americana HF Sinclair disse à Reuters que planeja utilizar a nova tecnologia assim que estiver pronta para que os consumidores possam tirar proveito dela. "Estamos entusiasmados com a ideia de que os consumidores possam se deslocar até um posto Sinclair e comprar combustível pela central multimídia de seus veículos", disse Jack Barger, vice-presidente de marketing da empresa.

A Apple está cada vez mais inserida dentro dos automóveis. A marca da maçã quer que os carros se tornem computadores sobre rodas, e é assim que parece estar acontecendo, já que os carros agora estão hiperconectados e se prevê que se tornem ainda mais nos próximos anos.

No Brasil a funcionalidade não é exatamente uma novidade, já que por aqui temos desde pagamentos automáticos por tag adesivas que vão no para-brisa do carro, onde o motorista não precisa fazer nada, só parar e abastecer o carro em uma bomba específica. Há ainda pagamentos feitos por meio de aplicativos de smartphones de diversos postos de combustíveis, onde você coloca o número da bomba e a destrava pelo aplicativo, assim o pagamento vai diretamente no seu cartão. 

A Europa assinou o fim dos veículos a combustão em 2035. A partir dessa data, a funcionalidade da Apple estará em risco, pois todos os carros novos lançados serão elétricos. A compra instantânea de combustível, portanto, só se aplicará a carros usados, até que o Apple CarPlay abra seu aplicativo para carros elétricos e ofereça um serviço similar para a recarga de baterias.


VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com