Com o fim do Fusion, lá conhecido como Mondeo, a Ford saiu do segmento de sedãs grandes na Europa e, até o momento, não terá um novo modelo na categoria. A situação é diferente na China, onde a fabricante não só tem um novo Fusion, como ainda criou uma versão crossover chamada Evos. Foi revelado em abril do ano passado e agora o pessoal do Wheelsboy teve a chance de conhecer o carro de perto.

Não estamos aqui para julgar mas, para nós, o Evos é um dos carros mais atraentes que a Ford lançou nos últimos tempos. A mistura entre crossover, sedã e perua dá um formato bem distinto, que nos lembra o Citroën C5 X apresentado na mesma época. Alguns detalhes de design como o desenho interno da grade e as lanternas full-LED fazem com que o Evos pareça um carro mais refinado.

Galeria: Ford Evos - Fotos ao vivo

Como você pode ver na galeria acima, o exterior não é o ponto mais forte do Evos no quesito design. Quando você entrar na cabine, vai encontrar uma tela gigantesca de 1,1 metro no painel. Podemos até achar que são três telas separadas posicionadas na mesma peça de vidro, mas não é o caso. Perto do painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas está um display 4K de 27 polegadas.

Na China, o Evos é vendido com apenas uma opção de motorização, ao menos neste momento. Utiliza um 2.0 EcoBoost turbo de quatro cilindros, gerando 238 cv e 38,3 kgfm de torque. A marca diz que acelera de 0 a 100 km/h em 6,6 segundos. O pessoal do Wheelsboy não reclamou do motor e disse que a transmissão automática de 8 marchas, embora faça trocas suaves, tem uma relação um pouco estranha.

Por enquanto, apesar do carro ter sido visto rodando na Europa e nos Estados Unidos, a Ford não dá qualquer indicação de que oferecerá o Evos em outros mercados - inclusive disse oficialmente que seria um modelo só para a China. Por lá, a versão topo de linha ST-Line, a que aparece nas imagens, custa 257.800 yuan (R$ 203.813).

Envie seu flagra! flagra@motor1.com