Fotos de flagra revelaram que a Volkswagen está dando os retoques finais na próxima geração do Tiguan, que terá versões com motor a combustão e provavelmente uma híbrida plug-in. No entanto, o utilitário também dará origem a uma versão 100% elétrica, como o jornal alemão Handelsblatt soube de um porta-voz da VW que um elétrico provavelmente chamado de ID. Tiguan está chegando.
Vale destacar que, tanto o Tiguan a combustão quanto o elétrico, terão em comum apenas o nome, sem ir muito além disso, pois serão feitos com base em plataformas diferentes. Enquanto a terceira geração do Tiguan vai usar uma evolução da famosa plataforma MQB, sua variante elétrica vai usar a próxima arquitetura MEB-Plus do Grupo VW. A produção do SUV elétrico está programada para 2026 e vai ocorrer em Wolfsburg. Ele terá aproximadamente o mesmo tamanho do Tiguan a combustão, mas provavelmente terá um interior mais espaçoso graças as baterias no meio do carro e que acabam esticando a distância entre-eixos (e encurtando os balanços).
A pergunta que não quer calar é: onde o novo ID. Tiguan vai se encaixar no portfólio da Volkswagen? Afinal a VW já vende o ID.4 e ID.5, enquanto um SUV derivado do ID.3 está a caminho. Seja qual for seu posicionamento no catálogo da marca, o SUV elétrico é uma necessidade para a fábrica de Wolfsburg, uma vez que a demanda pelo Golf continua caindo. Depois de ser o mais vendido na Europa por 14 anos seguidos, o hatch médio caiu para o 5º lugar em 2022 quando o Peugeot 208, Dacia Sandero, T-Roc e o Fiat/Abarth 500 ficaram à sua frente.
Falando do outro popular hatchback, um ID. Golf também está nos planos. Ele deve dar as caras já no próximo mês e começar a ser produzido por volta de 2025 na mesma plataforma MEB-Plus. Há até mesmo rumores de um Golf GTI elétrico, já que a Volkswagen supostamente decidiu abandonar o sufixo GTX.
O CEO da VW, Oliver Blume, confirmou que os nomes Golf e Tiguan vão sobreviver na era elétrica, que está chegando mais cedo do que você imagina. No início desta semana, a União Europeia votou a favor da proibição das vendas de novos carros a gasolina e a diesel a partir de 2035. Você ainda poderá dirigir um carro a combustão ou comprar um carro usado. A decisão da UE refere-se tecnicamente a veículos que têm emissões, mas ao menos que combustíveis sintéticos e/ou motores a combustão de hidrogênio ganhem força, será o fim da linha para veículos novos movidos a gasolina ou diesel no velho continente.
Fonte: Handelsblatt
RECOMENDADO PARA VOCÊ
VW T-Cross Sense (quase) mantém preço e finalmente renova visual
De Ranger a Shark: as versões mais baratas das picapes médias automáticas
VW lança nova versão barata do Virtus, mas preço passa dos R$ 100 mil
Toyota Hilux Champ, versão barata da picape, já virou carro de corrida
Novo VW Tayron: o que sabemos sobre o substituto do Tiguan no Brasil
Novo Audi A7 aposentará o A6 como o conhecemos hoje
Volkswagen Tera: este é o nome do novo SUV rival de Pulse e Kardian