Passado o lançamento da linha de SUVs Haval com os modelos H6, H6 PHEV e H6 GT, a Great Wall Motor (GWM) agora anuncia mais novidades para o Brasil. Embora a marca tenha iniciado sua operação com modelos importados em nosso mercado, sabemos que a compra da antiga fábrica da Mercedes-Benz em Iracemapólis (SP) não seria à toa, pois a empresa acaba de anunciar que produzirá veículos flex no Brasil.

Com essa nova confirmação da GWM, sabemos que a nova montadora sino-brasileira será a segunda a produzir veículos eletrificados flex no Brasil, enquanto que a Toyota foi a primeira com o lançamento há alguns anos do Corolla 1.8 híbrido flex. A confirmação veio através de Oswaldo Ramos, CEO da GWM Brasil, que acabou fazendo mistério ao não revelar qual seria este primeiro carro da GWM eletrificado e flex, que poderá ser abastecido com etanol ou gasolina. O executivo apenas revelou que não será os SUVs grandes da linha Haval H6.

Great Wall Poer - Teste na Rússia

GWM Poer

Desta forma podemos pensar em outros modelos do catálogo da Great Wall Motor. Vale relembrar que durante seu anúncio de operações no final do ano passado a empresa confirmou também que outras duas linhas de produtos seriam comercializadas no Brasil: a Tank com SUVs off-road de luxo e a Poer com picapes. A maior expectativa é sobre a linha Poer, pois a GWM poderia sair na frente de outras marcas ao oferecer uma picape eletrificada e flex, restante saber se ela poderá vir como híbrida ou híbrida-flex.

A GWM também está fazendo testes com o SUV Haval Jolion, um SUV com porte de médio para brigar na faixa de preço de utilitários compactos e que ficará abaixo do h6. Porém ele deverá vir importado inicialmente com motor híbrido a gasolina mesmo, como o H6 MHEV. Assim, podemos descartar que seja ele ao menos nesse primeiro momento. Por fim, a fábrica da Great Wall Motor em Iracemápolis começará a produzir somente no segundo semestre de 2024.

GWM Haval Jolion - Flagra por Danilo Salmazio

GWM Haval Jolion

De acordo com a GWM, os 28 parceiros juntos vão investir um total de R$ 1 bilhão, valor total que será utilizado na construção das instalações, contratação e treinamento de funcionários e aquisição de equipamentos e tecnologia nos pontos de vendas e serviços. A previsão é que serão gerados até 2.000 empregos diretos dentro da rede até 2025. Os pontos de venda da marca, chamados “House of Tomorrow” , vão contar com decoração futurista, pegada high-tech e inovações com equipamentos, telas e conectividade inéditas no mercado brasileiro.


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