Em entrevista concedida recentemente à revista Top Gear, o novo chefe de design da Volkswagen, Andreas Mindt, deu declarações curiosas sobre o processo de desenvolvimento de novos veículos. Segundo o executivo, que iniciou carreira no grupo alemão em 1996, é muito mais fácil desenhar um supercarro do que um modelo de porte compacto.
Como exemplo, Mindt citou o recém-lançado Volkswagen ID2.all - primeiro projeto inédito apresentado depois que o executivo assumiu o cargo. Segundo o designer, o veículo foi mais complicado de sair do papel do que o Bentley Batur. O esportivo foi mais fácil de projetar por contar com características como ampla largo, altura reduzida e capô longo.
"É como levar um pênalti no futebol sem um goleiro. É fácil de fazer. Muitas pessoas acham que os designers de hipercarros são gênios, mas é algo fácil de fazer. Já para projetar um carro pequeno como o ID.2All, você tem que trabalhar duro e as pessoas não entendem isso. É mais difícil de projetar", explicou.
"Quando você olha para carros como o Fiat Panda - esses sim são os designers geniais aos meus olhos, não os que fazem hipercarros. Eu não quero machucar ninguém, mas conheço os dois lados disso", completou Mindt.
Desenvolver um carro de porte compacto é realmente um desafio em 2023, principalmente levando em contar tantos regulamentos de segurança e economia de combustível. Além do mais, é preciso manter o preço final competitivo. Some a isso as limitações de tamanho e espaço.
Já para projetar modelos como Batur ou Bugatti Chiron, onde o preço final está longe de ser uma grande preocupação, as montadoras têm maior liberdade para usar tecnologias mais avançada. Além disso, os orçamentos destinados ao desenvolvimento são bem mais generosos.
Dentro do segmento de hipercarros, vale lembrar que a própria VW chegou a exercitar criatividade com os modelos W12 Syncro de 1997, o W12 Roadster de 1998 e o W12 Nardo de 2001. Nenhum deles, porém, chegou à produção em série.
Fonte: Top Gear
RECOMENDADO PARA VOCÊ
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
Pablo Di Si, CEO da VW América do Norte, deixa o cargo de repente
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
México rejeita Amarok da Argentina e terá nova geração global da picape
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Volkswagen comemora os 65 anos de seu complexo industrial na Via Anchieta