Novas eras no mundo automotivo significam o fim de outras, e assim também acontece com o motor de 12 cilindros da Bentley. Em pouco mais de um ano (em abril de 2024 para ser mais exato), a montagem do grande motor W12 nas instalações da Bentley na Inglaterra chegará ao fim. Mas antes que essa data chegue, o motorzão sairá de cena como o mais potente motor de 12 cilindros da marca britânica.

Sob o capô do raro Bentley Batur, está o motor W12 de 6,0 litros biturbo que está agora oficialmente com 750 cv de potência. Ou seja, o propulsor ficou ainda mais poderoso e acima dos 719 cv de quando o Batur foi anunciado em agosto de 2022, apesar do torque ser mantido em colossais 101,9 kgfm. A evolução final do W12 sob os cuidados da Bentley usa novos turbocompressores com um design mais eficiente, que coletam o ar por meio de dutos maiores. A combinação de admissão/turbo trabalha a temperaturas mais baixas, e uma nova calibração do motor culminou nos 750 cv. 

Motor Bentley Batur W12

O Batur será o único Bentley a utilizar esta versão mais forte do W12. Apenas 18 unidades estão previstas para serem produzidas, com cada uma delas já contando com um felizardo dono. Entretanto, a Bentley diz que a versão de 658 cv do motor W12 ainda está disponível em tiragem limitada para outros modelos como o SUV o Bentayga, bem como o Continental GT e Flying Spur, além das versões Mulliner do GT e Spur. No entanto, uma vez em abril de 2024, é só isso.

"O titan de 750 cv que a Mulliner criou para o Bentley Batur marca o fim de uma jornada de desenvolvimento da qual nossos colegas de engenharia e fabricação deveriam estar extremamente orgulhosos", disse Adrian Hallmark, CEO da Bentley. "Quando a produção terminar em abril do próximo ano, nosso objetivo será a reciclagem e a recolocação de todos os artesãos qualificados que ainda constroem cada motor manualmente".

Galeria: Bentley Batur W12

Nada menos do que 30 especialistas passam aproximadamente 6,5 horas construindo e testando o W12. Esse conjunto entrou em produção com a Bentley em 2003, após a aquisição da empresa pela Volkswagen. Nos 20 anos seguintes, mais de 100.000 motores foram construídos para vários modelos da linha Bentley. A potência e a eficiência aumentaram através de várias melhorias, mas simplesmente não podem competir com a eletrificação. Seguindo em frente, o espaço dedicado à produção de W12 será redirecionado para motores híbridos.


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