A Volkswagen acaba de realizar a divulgação dos números relacionados ao ano de 2022 com motivos para comemorar. No balanço, a marca celebra lucro global de 2,6 bilhões de euros (aproximadamente 400 milhões de euros a mais que no ano anterior) e retorno operacional para 3,6% (contra 3,2% dos registros passados).
Além disso, o faturamento total da empresa (apenas automóveis de passeio e comerciais leves) subiu de 68 bilhões de euros para 74 bilhões de euros. A marca fez questão de destacar que as regiões da América do Norte e América do Sul tiveram grande contribuição no resultado, sendo as mais lucrativas do período.
A Volkswagen também conseguiu fortalecer sua base financeira em 2022, melhorando o fluxo de caixa líquido "limpo" para 1,9 bilhão de euros. Os números são resultado da otimização dos custos fixos e da distribuição de despesas.
O aumento da lucratividade também foi bastante comemorado. "A tendência positiva em curso nas Américas do Norte e do Sul impulsionou os resultados anuais da marca", disse o CFO da Volkswagen, Patrik Andreas Mayer.
Nessas regiões, especificamente, a VW acredita que os bons números são reflexo do portfólio de produtos adequado ao gosto local, bem como da produção igualmente localizada. Na América do Norte, cerca de 5 bilhões de euros serão investidos em mobilidade elétrica e digitalização até 2027. Já na América do Sul, o aporte aplicado será de 1 bilhão de euros, tanto na ampliação da participação de mercado quanto na transformação para mobilidade elétrica.
Falando em eletrificação, em 2022 a empresa aumentou suas vendas globais de veículos totalmente elétricos em 23,6% em relação ao ano anterior, alcançando 330 mil unidades. Até até 2030, a VW espera que 8 carros em cada 10 vendidos na Europa serão veículos elétricos. Até 2026, 10 novos modelos elétricos serão lançados.