Assim como a Volkswagen, a Audi também comemora os bons resultados comerciais alcançados no ano de 2022. Em relatório divulgado nesta quinta-feira (16), a marca informa faturamento recorde de € 61,8 bilhões (avanço de 16,4% em relação ao ano anterior) e lucro operacional de € 7,6 bilhões (aumento de 40% na comparação com 2021).
Além disso, a margem operacional aumentou de 10,4% no ano passado para 12,2% em 2022, enquanto o fluxo de caixa líquido atingiu € 4,8 bilhões - o segundo maior valor da história da empresa.
A marca diz que os números são resultado da gestão de crise consistente, do posicionamento eficiente de precificação e da performance comercial consistente das marcas Bentley, Lamborghini e Ducati (integrantes do grupo Audi AG). Juntas, as marcas - incluindo a própria Audi - entregaram em 2022 um total de 1.638.638 carros e 61.562 motos. Para efeito de comparação, foram 1.688.978 e 59.447 unidades, respectivamente, em 2021.
Sozinha, a Bentley bateu recorde de vendas pela terceira vez consecutiva ao entregar 15.174 veículos (14.659 em 2021). A margem operacional subiu para recorde histórico de 20,9% (13,7% em 2021), enquanto o lucro operacional foi de € 708 milhões (em 2021, foi de € 389 milhões), também significativamente acima do valor do ano anterior.
A Lamborghini entregou 9.233 unidades (em 2021, foram 8.405), com lucro gerado de € 614 milhões (em 2021, € 393 milhões) e margem operacional de 25,9% (em 2021, foram 20,2%).
Por sua vez, a Ducati entregou 61.562 motocicletas (em 2021, foram 59.447 motocicletas) e alcançou o maior número em um único ano na história da marca. O lucro operacional aumentou para € 109 milhões (em 2021, foram 61 milhões), enquanto a margem operacional atingiu 10,0% (em 2021, foram 7,0%).
“A nossa estratégia global Vorsprung 2030 fornece as respostas certas, mesmo em tempos de múltiplas crises”, afirmou Markus Duesmann, CEO da Audi AG. “Estamos focando a Audi na sustentabilidade e avançando sistematicamente na digitalização e eletrificação de nossos produtos”, concluiu.