Mesmo sendo considerado um dos mais diversificados do segmento premium, o portfólio de SUVs da Audi deverá ficar ainda maior nos próximos anos. Prova disso vem de reportagem recente da revista britânica Autocar, que revela detalhes sobre os planos da marca para lançar inédito utilitário de luxo com foco off-road. O projeto ainda está em fase inicial de desenvolvimento, mas vem sendo aguardado com bastante expectativa.

De acordo com a publicação, o SUV nascerá elétrico dedicado e, nesse sentido, será pensado desde o princípio para eletrificação total. Ou seja, está sendo desenvolvido com parâmetros dinâmicos e técnicos característicos de EVs. A meta será rivalizar diretamente com o Mercedes-Benz Classe G (que em breve será puramente elétrico na forma do EQG) e Land Rover Defender (que também está com variante elétrica à vista).

Galeria: Audi Activesphere Concept 2023

Apesar do segredo, a própria Audi aos poucos dá pistas sobre o projeto. Recentemente, o próprio chefe de design da empresa, Marc Lichte, deu dicas. "Há espaço [para tal modelo]. Há potencial porque há apenas dois players premium", disse fazendo referência aos rivais acima citados. O executivo falou ainda sobre o desenho, acrescentando que não terá estilo quadrado. "Não parecerá uma Classe G e não parecerá um Defender, posso prometer. Será outra coisa", prometeu.

Sobre a parte técnica, a Autocar revela que o novo SUV não será baseado na base Premium Platform Electric (PPE) e nem na arquitetura T6 da Ford (usada por Ranger e Amarok e que originará inédito SUV elétrico sobre chassi da Volkswagen). Segundo o executivo, o mais provável é que o utilitário seja construído sobre a plataforma que está sendo desenvolvida para a marca Scout, recentemente ressuscitada pelo grupo VW.

Se tudo seguir conforme planejado, o inédito Audi rival do Classe G chegará ao mercado em 2027.

VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com