Apesar de abandonado por marcas importantes e de sentir diretamente o efeito causado pelo aumento dos custos, o segmento de veículos compactos continuará sendo explorado pela Hyundai nos próximos anos. Em entrevista concedida recentemente à revista britânica Autocar, o chefe europeu da montadora, Michael Cole, garantiu a permanência da marca na categoria e confirmou que os modelos i10, i20 e i30 terão novas gerações.
Enquanto montadoras tradicionais estão deixando gradualmente de produzir carros sub-compactos e compactos (vide a Ford com os modelos Ka e Fiesta), a Hyundai quer continuar atendendo aos interessados em comprar pequenos hatchbacks. O movimento vai de encontro à estratégia da Volkswagen, que - segundo rumores - não desenvolverá novas gerações para Polo, Taigo ou T-Cross na Europa.
"O modelos i10, i20 e i30 estão em nosso plano para a próxima geração. Não queremos perder nenhum cliente. Eu não quero me afastar de nenhum grupo de clientes. Então temos que pensar nesses clientes de i10, i20, i30", disse Cole.
Inevitavelmente, esses modelos terão que ser eletrificados até certo ponto para atender aos regulamentos anti-poluição cada vez mais rigorosos. Além disso, mais cedo ou mais tarde, serão transformados em EVs para cumprir a promessa da marca de vender apenas carros de emissão zero na Europa até 2035. De todo modo, ainda faltam 12 anos e até lá há muito tempo para dar aos compactos uma nova geração.
O único ponto que deve mudar é a oferta de versões. Diante da rigidez das normas Euro 7, a Hyundai terá de descontinuar algumas versões e concentrar atenção na oferta de variantes mais econômicas e pouco poluentes. Nesse sentido, tudo indica que o i20 N (rival do Volkswagen Polo GTI) e o i30 N (concorrente do Golf GTI) deixarão de existir. São as configurações mais poderosas de seus respectivos catálogos, mas também as mais poluidoras.
Hyundai i30 N
Nenhum dos modelos citados é vendido no Brasil, mas desde já a notícia é bem-vinda por aqui. A demonstração de interesse em continuar no segmento de compactos reforça indiretamente o compromisso da Hyundai com o HB20, que guarda parentesco com o i20 europeu e é seu principal produto no mercado nacional. Ou seja, uma nova geração certamente também está garantida.
Fonte: Autocar
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Hyundai i30 poderá ser transformado em SUV na próxima geração
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são básicos
Hyundai i30 2021 muda design e ganha motor 1.5 turbo de 160 cv
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
Hyundai i30 antecipa facelift em teaser, mas seguirá longe do Brasil
Black Friday GM: Onix e Tracker têm R$ 13 mil de desconto e taxa 0%
Hyundai convoca i30 de 2007 a 2012 para reparar airbags