page ad skin

Hyundai se compromete com carros compactos e terá novos i10, i20 e i30

"Não queremos perder nenhum cliente", disse chefão da marca na Europa sobre continuar na categoria

2023 Hyundai i10 facelift lead image

Apesar de abandonado por marcas importantes e de sentir diretamente o efeito causado pelo aumento dos custos, o segmento de veículos compactos continuará sendo explorado pela Hyundai nos próximos anos. Em entrevista concedida recentemente à revista britânica Autocar, o chefe europeu da montadora, Michael Cole, garantiu a permanência da marca na categoria e confirmou que os modelos i10, i20 e i30 terão novas gerações.

Enquanto montadoras tradicionais estão deixando gradualmente de produzir carros sub-compactos e compactos (vide a Ford com os modelos Ka e Fiesta), a Hyundai quer continuar atendendo aos interessados em comprar pequenos hatchbacks. O movimento vai de encontro à estratégia da Volkswagen, que - segundo rumores - não desenvolverá novas gerações para Polo, Taigo ou T-Cross na Europa.

"O modelos i10, i20 e i30 estão em nosso plano para a próxima geração. Não queremos perder nenhum cliente. Eu não quero me afastar de nenhum grupo de clientes. Então temos que pensar nesses clientes de i10, i20, i30", disse Cole.

Inevitavelmente, esses modelos terão que ser eletrificados até certo ponto para atender aos regulamentos anti-poluição cada vez mais rigorosos. Além disso, mais cedo ou mais tarde, serão transformados em EVs para cumprir a promessa da marca de vender apenas carros de emissão zero na Europa até 2035. De todo modo, ainda faltam 12 anos e até lá há muito tempo para dar aos compactos uma nova geração.

O único ponto que deve mudar é a oferta de versões. Diante da rigidez das normas Euro 7, a Hyundai terá de descontinuar algumas versões e concentrar atenção na oferta de variantes mais econômicas e pouco poluentes. Nesse sentido, tudo indica que o i20 N (rival do Volkswagen Polo GTI) e o i30 N (concorrente do Golf GTI) deixarão de existir. São as configurações mais poderosas de seus respectivos catálogos, mas também as mais poluidoras.

Hyundai i30 N

Hyundai i30 N

Nenhum dos modelos citados é vendido no Brasil, mas desde já a notícia é bem-vinda por aqui. A demonstração de interesse em continuar no segmento de compactos reforça indiretamente o compromisso da Hyundai com o HB20, que guarda parentesco com o i20 europeu e é seu principal produto no mercado nacional. Ou seja, uma nova geração certamente também está garantida.

VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com