Depois de três gerações seguidas como hatchback de sucesso no portfólio da Hyundai, o i30 deverá passar por profundas transformações na próxima linhagem. De acordo com reportagem recente do site australiano Drive, o modelo poderá dizer adeus ao tradicional estilo de carroceria e migrar para o segmento de SUVs. A ideia seria acompanhar as tendências do mercado e fugir da realidade de declínio dos hatches.

Segundo a publicação, a substituição deverá acontecer dentro de aproximadamente dois anos, quando será encerrado o ciclo de vida do i30 atual (lançado em 2017 e reestilizado em 2021). O martelo ainda não foi batido dentro da empresa, mas é forte a corrente interna que apoia a mudança (especialmente levando em conta o lado comercial e estratégico da questão).

"O mercado de hatchbacks está caindo muito, está definitivamente desacelerando", disse Albert Biermann, importante executivo da Hyundai e até recentemente chefe de desenvolvimento de veículos da divisão de desempenho N. “Por quanto tempo continuaremos com o i30? É difícil dizer neste momento. Eu não sei o estado atual da decisão. Mas definitivamente para diferentes mercados regionais há diferentes desafios e estratégias", completou.

Biermann deu a entender que em alguns mercados o i30 poderá seguir em oferta (especialmente onde vende bem, como na Austrália), mas que em outros será descontinuado. Levando em conta a necessidade de direcionar recursos para o desenvolvimento de veículos elétricos e autônomos, não faz sentido investir na nova geração de um carro com segmento em declínio. Por isso, crescem o rumores sobre a substituição do hatchback por um SUV (mais rentável e com mercado em franco crescimento).

“Em certos mercados, você precisa de um EV nesse segmento, então há concorrência de SUVs chegando e ao mesmo tempo o volume de hatchbacks tradicionais caindo”, disse. “É um desafio difícil.”

VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com