Há quase um ano, a Mercedes-Benz estreou o novo propulsor OM654 no Brasil. Mais eficiente e com tecnologias de redução de atritos internos, o motor equipa a linha 315 Street da Sprinter desde então. A montadora agora anunciou sua adoção também para os modelos mais pesados da linha de comerciais leves, que serão comercializados com os nomes 417 e 517.
Como é comum em veículos comerciais, os números da nomenclatura ainda carregam significado. No caso das Sprinter 417, o 4 informa o peso bruto total aproximado, sendo que o número exato é de 4,1 toneladas. Para as 517, esse número é de 5 toneladas exatas. Ambas são acompanhadas pelo 17, que faz referência à potência aproximada.
O motor OM654 é um quatro cilindros turbodiesel com 1.950 cm3 de capacidade. Nas Sprinter 417 e 517 ele está programado para entregar 163 cv de potência e 40,8 kgfm de torque. A tração continua sendo traseira, assim como a transmissão, que ainda é manual de seis marchas. Na comparação com os modelos 315, são 20 cv a mais de potência e 7,1 kgfm extras de torque.
Sendo assim, as novas Mercedes-Benz Sprinter 417 e 517 permanecem sendo oferecidas com três opções de carroceria: van de passageiros, furgão e chassi cabine (Truck). Cada uma delas tem suas próprias opções de configuração, variando a distância entre-eixos e a altura de teto. No caso da Sprinter 517 van, maior modelo da linha, pode-se levar até 20 passageiros mais o motorista.
Com a introdução do novo propulsor, as linhas 417 e 517 da Sprinter ainda ganharam mais duas opções de pintura: Cinza Sólido e Cinza Selenita. O veículo comercial da Mercedes-Benz totaliza então três opções de pintura sólida e cinco opções de pintura metálica.
Galeria: Novas Mercedes-Benz Sprinter 417 e 517
Preços iniciais Mercedes-Benz Sprinter 417 e 517
Mercedes-Benz Sprinter | Van a partir de R$ | Furgão a partir de R$ | Chassi a partir de R$ |
417 | R$ 332.035,20 | R$ 245.073,60 | R$ 221.356,80 |
517 | R$ 351.140,40 | R$ 294.044,40 | R$ 235.740,60 |