Com 40 mil unidades produzidas desde seu lançamento em 2021, o Jeep Commander atualmente é o líder do segmento de SUVs grandes. E como a receita vem dando certo, a Stellantis planeja ampliar o portfólio do modelo, mas agora olhando para uma faixa de preço mais baixa do que os R$ 245.490 cobrados atualmente pela versão mais barata atualmente (Limited T270 flex).
As informações vêm da apuração do jornalista João Brigato, do site Auto+, que teve acesso a informações de uma inédita versão do SUV de 7 lugares. Estamos falando do novo Commander Longitude que, segundo a publicação, passará ser a versão mais barata do utilitário, ficando abaixo do Commander Limited T270 flex vendido atualmente. Como toda versão mais barata que é lançada, a nova variante certamente perderá equipamentos para chegar a um preço mais baixo.
Assim o Jeep Commander Longitude vai perder alguns equipamentos, sendo simplificado também visualmente em alguns pontos. Por exemplo, a carroceria vai perder a pintura em dois tons e os detalhes em cromo acetinado darão lugar a uma pintura cinza, enquanto as rodas vão continuar sendo de 18 polegadas, sendo basicamente o mesmo conjunto usado pela versão Limited, mas sem o acabamento diamantado.
Entre os equipamentos, o utilitário não terá mais airbag de joelho, carregador de celular por indução e sistema start-stop. Mas para ter mesmo uma redução considerável no preço, o SUV vai abrir mão dos assistentes de condução como o piloto automático adaptativo, frenagem autônoma de emergência, assistente de manutenção em faixa, alerta de colisão, leitura de placas de trânsito e alerta de ponto cego. O sistema de conectividade com celular Adventure Intelligence também será retirado do catálogo, enquanto o teto solar sai da lista de opcionais.
O site detalha ainda outras simplificações no interior do Commander Longitude, que deverá vir com acabamento próximo ao do Compass Limited, trazendo acabamento em couro com costura marrom no lugar do suede. Os bancos de couro serão mantidos, contando com revestimento na cor preta ou cinza, ambos sempre com costuras em marrom.
A motorização seguirá a mesma, com o Jeep Commander Longitude sendo oferecido também com motor flex e diesel. Assim segue o motor 1.3 turbo flex T270 de até 185 cv e 27,5 kgfm de torque, sempre com câmbio automático de 6 marchas e tração dianteira. As versões mais caras têm o motor 2.0 turbodiesel de 170 cv e 35,7 kgfm, que trabalha junto da transmissão automática de 9 velocidades e a tração 4×4.
Hoje, o Commander Limited parte de R$ 245.490 com motor flex e R$ 292.990 com diesel, enquanto o topo de linha Overland sai por R$ 272.190 no flex e R$ 317.990 no diesel. Segundo o site Auto+, a ideia é que a distância em valores entre as versões flex e diesel seja reduzida, já que atualmente a diferença de valores fica na casa dos R$ 47.500 (versões Limited) e R$ 45.800 (Overland).
A aposta do site é que o novo Commander Longitude comece em R$ 220 mil na versão flex e chegue aos R$ 270 mil no diesel, assim mantendo a diferença de preço por conta do motor. Para efeito de comparação, o irmão menor Compass tem preços entre R$ 184.490 (Longitude flex) e R$ 249.690 (Limited e Trailhawk diesel) - sem considerar a versão PHEV.
Esse movimento da Jeep tem um alvo claro: o Caoa Chery Tiggo 8, que conta com três versões diferentes, sendo as duas primeiras com valor mais baixo. O SUV da marca sino-brasileira é vendido por R$ 201.070 na versão de entrada, R$ 212.490 na Max Drive (intermediária com assistentes de condução) e por R$ 279.990 na versão topo de linha Pro PHEV, essa última com motor híbrido plug-in.
Fonte: Auto+
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