A nova estratégia da Mercedes-Benz que entrou em vigor em 2022 incluiu em sua apresentação uma visão antecipada de um sedã compacto semelhante ao CLA. A novidade Está programada para entrar em produção em 2024 na fábrica de Kecskemét, na Hungria, após um investimento de 1 bilhão de euros.

A imagem de teaser mostrava uma silhueta de um carro de quatro portas, cujo design foi assinado por Gorden Wagener, o designer-chefe da empresa. Uma prévia mais substancial deste novo Mercedes-Benz "de entrada" poderia ser feita ainda este ano, de acordo com o CEO da marca, Ola Källenius.

Mercedes Entry-Level Luxury Car teaser

Quando perguntado pela Automotive News Europe se os carros compactos ainda têm futuro na linha de produtos da Mercedes, já que ela se esforça para criar uma imagem ainda mais luxuosa do que tem hoje, Källenius disse apenas que: "A resposta curta é sim. Mas vamos nos concentrar nos modelos que acreditamos serem os de maior sucesso em todo o mundo. Podemos até mesmo antecipar este futuro ainda neste ano".

O próximo carro pequeno da Mercedes-Benz será o primeiro a utilizar a MMA, sigla para  Mercedes Modular Architecture. Ela teria sido desenvolvida tendo em mente o uso de conjuntos motrizes elétricos, mas podendo ainda receber motores de combustão interna. A novidade deve substituir o CLA e será um dos quatro membros da linha "Entry Luxury" (Luxo de Entrada) da marca, já que a empresa tem como objetivo acabar com três de seus atuais veículos compactos. Há rumores de que o hatchback da Classe A, o Classe A Sedan e a minivan Classe B serão descontinuados, deixando apenas o CLA, a CLA Shooting Brake e, claro, os SUVs GLA e GLB.

Espera-se que esta nova onda de carros compactos da Mercedes-Benz venha com preços mais altos, mas tragam maior conteúdo tecnológico. Isso incluiria uma nova arquitetura de software chamada de MB.OS e a adoção de inovações reveladas no conceito Vision EQXX. Embora a Mercedes continue comprometida com carros compactos, 75% do total de seus investimentos no futuro são reservados para veículos maiores (do Classe C em diante), uma vez que os carros grandes têm margens de lucro mais altas.

Embora os atuais GLA e GLB tenham equivalentes elétricos, este não é o caso para o CLA. A situação deve mudar com o sucessor, uma vez que a plataforma MMA priorizaria modelos elétricos. Rumores recentes afirmaram que a Mercedes-Benz está tramitando um Classe G compacto utilizando a mesma arquitetura do MMA. O lançamento deve ocorrer em 2026 e a novidade deverá oferecer tanto motores de combustão interna quanto um conjunto motriz elétrico.

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