A memória do "Dieselgate" ainda não saiu da memória e montadoras como a Volkswagen ainda sofrem as consequências após terem sido condenadas na Europa e nos EUA por fraudarem os números de emissões de poluentes de seus veículos, principalmente aqueles dotados de propulsores movidos a diesel.

Mas parece que o pesadelo ainda não acabou. Autoridades da Coreia do Sul multaram Audi, BMW, Mercedes-Benz e Volkswagen naquele país sob acusação de terem manipulado os números de emissões de veículos a diesel por lá. As informações são da Automotive News Europe

De acordo com a publicação, as autoridades sul-coreanas afirmaram que a manipulação "reduziu a competição e restringiu as opções dos consumidores". A multa foi aplicada por autoridades antitruste da Coreia do Sul, que ainda diesseram que as 4 empresas de origem alemã operaram em conluio.

Poluição

A acusação foi de que Audi, BMW, Mercedes-Benz e Volkswagen teriam combinado entre si a manipulação dos dados de emissões de seus motores a diesel utilizando o software dos carros. No total, as multas aplicadas chegam US$ 33,5 milhões, sendo que a Mercedes-Benz pagará a maior multa. À Volkswagen, o Korea Fair Trade Comission não aplicou multa por ter entendido que a empresa não teve ganhos com a manobra.

É a segunda vez em que a Mercedes-Benz é multada na Coreia do Sul. Em 2022, a empresa também foi autuada por falsa propaganda relacionada aos números de emissões divulgados para seus veículos de passageiros movidos a diesel no mercado sul-coreano.

Ainda em 2015, a Volkswagen foi acusada nos EUA por instalar software nos seus automóveis a diesel que lhe permitia burlar os testes de emissões.  Seguiram-se investigações dos órgãos reguladores europeus, a empresa (naturalmente) tentou encobrir o escândalo, os executivos foram demitidos, e o Grupo Volkswagen acabou sendo forçado a pagar cerca de US$ 30 bilhões em multas e danos.

VEJA MAIS NO CANAL DO MOTOR1.COM

Envie seu flagra! flagra@motor1.com