Os organizadores do World Car Awards anunciaram nesta terça-feira (7) em Toronto, no Canadá, os finalistas da eleição mundial dos melhores lançamentos dos últimos 12 meses. A contagem regressiva para o anúncio dos grandes vencedores termina em 5 de abril, em uma cerimônia de premiação no Salão do Automóvel de Nova York.

Realizada desde 2004, a eleição é composta por um júri de jornalistas automotivos que se reúnem em eventos internacionais e participam de uma votação via internet, com auditoria da empresa KPMG.

Desta vez, foram 100 eleitores, de 32 países - o Motor1.com está representado no júri por Alessandro Lago (da Itália), Carlos Cristófalo (da Argentina) e Jason Vogel (do Brasil). Há prêmios para seis categorias.

O troféu principal é o de World Car of the Year 2023 (Carro Mundial do Ano 2023), um dos títulos mais cobiçados pela indústria automobilística global. Seu vencedor será selecionado entre os dez finalistas a seguir, escolhidos de uma lista inicial de 30 concorrentes:

Já os cinco finalistas na categoria World Electric Vehicle, para carros elétricos, são:

A categoria World Luxury Car, para modelos de luxo, também tem cinco finalistas:

Os cinco finalistas do World Performance Car 2023, de esportivos, são:

Houve apenas três inscrições na categoria dos carros urbanos - a World Urban Car 2023. Daí que os três candidatos tornaram-se automaticamente finalistas. São eles:

Na categoria World Car Design of the Year, o processo de eleição é diferente. Os cinco finalistas foram selecionados por um grupo de seis renomados especialistas em estilo, entre eles o escocês Ian Callum (ex-Jaguar) e o francês Patrick le Quément (pai do Twingo), além dos japoneses Tsutomu "Tom" Matano (um dos criadores do Mazda MX-5 "Miata") e Shiro Nakamura (que dirigiu o projeto do atual Nissan GT-R). Só depois, os modelos serão votados pelos jornalistas - eis os carros escolhidos:

  • Cadillac Lyriq
  • Hyundai Ioniq 6
  • Land Rover Range Rover
  • Lucid AIR
  • Nissan Z

Há ainda a eleição de personalidade do ano - ou World Car Person of the Year. O prêmio é dado a quem fez uma contribuição significativa para a indústria automobilística mundial no último ano. Os cinco finalistas são:

  • Wang Chuanfu, presidente da BYD
  • Dra. Stella Clarke, engenheira de pesquisa e inovação da BMW
  • SangYup Lee, vice-presidente executivo e chefe de Design da Hyundai
  • Peter Rawlinson, CEO da fabricante americana de carros elétricos Lucid Motors
  • Naoyuki Sakamoto, engenheiro-chefe da GAZOO Racing Company e pai do esportivo GR Corolla

Agora é esperar o dia 5 de abril, quando os três mais votados de cada categoria e os vencedores serão anunciados, ao vivo, no Salão de Nova York. Quais são as suas apostas? 

Envie seu flagra! flagra@motor1.com