Apresentado ao mundo em março de 2019 ainda como carro-conceito, o Alfa Romeo Tonale 2023 acaba de estrear oficialmente em versão de produção. Estratégico para os planos de crescimento da marca, o modelo é o primeiro da empresa a ser equipado com propulsão eletrificada e o segundo SUV a compor o portfólio (o primeiro foi o Stelvio, à venda desde 2016). Chega com ambições globais e a promessa de encarar principalmente concorrentes alemães.
Por fora, o Tonale chama atenção pela inconfundível identidade visual da Alfa. Na dianteira, marca presença o tradicional escudo com o logotipo da marca destacado no topo. Os faróis são estreitos e compostos por LEDs que formam três elementos bem destacados. Na traseira, a mesma solução é aplicada à lanternas e cria chamativo efeito luminoso. Ao todo, o modelo mede 4,53 metros de comprimento, 1,84 m de largura e 1,60 m de altura.
Na cabine, a tendência de telas gigantescas dominando o painel não foi seguida pela marca. As telas têm tamanho padrão, sendo de 12,3 polegadas para o quadro de instrumentos e 10,25 para o sistema de entretenimento. Roda o sistema Uconnect 5, capaz de suportar inclusive atualizações over-the-air. Completam o pacote conectividade sem fio para Apple CarPlay e Android Auto, além de suporte para comunicação Alexa casa-carro e carro-casa com dispositivos inteligentes.
Ainda no quesito equipamentos, destaque para piloto automático adaptativo, aviso de colisão frontal com frenagem de emergência automática e detecção de pedestres, assistência de manutenção da pista, monitoramento de pontos cegos e detecção de tráfego cruzado traseiro. Como opcional, interessados poderão adicionar tecnologia de condução autônoma de nível 2 com recursos como assistência de engarrafamento.
Outra novidade tecnológica é o sistema NFT. Nele, cada unidade do Tonale será equipada com um token que registrará informações do veículo. O proprietário assumirá o NFT após a compra do veículo e, a partir daí, a Alfa poderá atualizar o dispositivo sempre que o carro passar por algum serviço ou manutenção. Isso criará um registro digital sobre toda a história do veículo, de modo a garantir a procedência e aumentar o valor de revenda. O dono, porém, pode não aderir ao sistema se quiser.
Na mecânica, o destaque fica por conta do conjunto híbrido do tipo plug-in, sendo o Tonale o primeiro veículo da marca equipado com eletrificação. O conjunto, emprestado do Jeep Compass 4xe, é formado pelo conhecido motor 1.3 turbo associado a um propulsor elétrico de 122 cv instalado no eixo traseiro. Juntos, entregam potência combinada de 275 cv. Há ainda uma bateria de 15,5 kWh que promete autonomia de 48 km apenas no modo elétrico. O câmbio é sempre automático de 6 marchas.
Outra opção, mais tradicional, é o motor 2.0 turbo a gasolina com 260 cv e 40,8 kgfm de torque. Neste caso, a transmissão é automática de 9 marchas. Mercado da Europa terão ainda versões equipadas com motor 1.5 híbrido-leve e opções turbodiesel. Falando em versões, são três: Sprint, Ti e Veloce. Toda a produção será concentrada em Pomigliano d’Arco, em Nápoles, na Itália.
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