A Citroën tem um plano ambicioso. Até 2024, a marca francesa quer passar dos atuais cerca de 1% de mercado para 4% na América Latina, sendo que o Brasil o crescimento deverá ser de 4 vezes os atuais 1,3%. E o primeiro passo é a chegada do novo C3, um hatch "com atitude SUV" para ser uma solução de mobilidade. 

Solução de mobilidade? Sim. O novo Citroën C3 2023 apostará em um posicionamento de preços agressiva no mercado para uma briga que vai desde as versões mais caras de Renault Kwid e Fiat Mobi até versões de Chevrolet Onix, Hyundai HB20 e outros hatches compactos. Veja como é, versões, preços e como anda a novidade.

Citroën C3 2023

Projeto global, toques "made in Minas Gerais"

Inegável que o Citroën C3 foi um dos projetos que mais ganhou com a fusão que deu origem ao grupo Stellantis. A PSA já trabalhava no seu novo carro de entrada da Citroën quando tudo aconteceu. A equipe de engenharia de Porto Real (RJ) juntou forças com a de Betim (MG) para criar um carro para agradar o mercado brasileiro. 

O novo C3 é o segundo modelo na América do Sul com a plataforma CMP, seguindo o Peugeot 208, e o primeiro produzido no Brasil. Nascido com a proposta global de ser um carro acessível, é bem clara sua missão principalmente em países emergentes, como o Brasil. O refinamento de conjunto mecânico e suspensão para a nossa região ficou a cargo da engenharia local, uma troca entre Rio de Janeiro e Minas Gerais, que rodaram 1 milhão de quilômetros, além de simulações em laboratórios. 

Citroën C3 2023
Citroën C3 2023
Citroën C3 2023

O C3 terá duas opções de motores. Aproveitando a alíquota de imposto, o 1.0 aspirado Firefly, de 3 cilindros, está nas versões mais baratas, com 71/75 cv e 10/10,7 kgfm de torque, ligado ao câmbio manual de 5 marchas, e o 1.6 aspirado, o EC5, com 113/120 cv e 15.4/15,7 kgfm com câmbios manual de 5 marchas e automático de 6 marchas. Como curiosidade, na Argentina ele usará o 1.2 aspirado, importado da Hungria, no lugar do 1.0 "Fiat". 

Em dimensões, o novo Citroën C3 é maior do que pode parecer por fotos. Se muito se achou que teria o porte de Mobi e Kwid, o C3 aponta diretamente a Onix, HB20 e companhia. Veja a tabela abaixo comparado a dois representantes dos dois segmentos, de compactos e subcompactos.

  Citroën C3 Chevrolet Onix Fiat Argo Fiat Mobi Renault Kwid
Comprimento 3.981 mm 4.163 mm 3.998 mm 3.566 mm 3.680 mm
Largura 1.733 mm 1.730 mm 1.724 mm 1.633 mm 1.579 mm
Altura 1.586 mm 1.476 mm 1.503 mm 1.495 mm 1.474 mm
Entre-eixos 2.540 mm 2.551 mm 2.521 mm 2.307 mm 2.423 mm
Porta-malas 315 litros (VDA) 275 litros 300 litros 235 litros 290 litros

Com isso, o C3 tem praticamente o comprimento do seu "primo" de Stellantis, o Fiat Argo, mas menor que o Chevrolet Onix, por exemplo. Por outro lado, tem quase o entre-eixos do Chevrolet, mas leva uma vantagem na altura, tanto pela suspensão elevada quanto pela própria carroceria. Comparado aos subcompactos, é consideravelmente maior que os dois representantes. E seu porta-malas é o mais da tabela. 

Versões, equipamentos e preços

Citroën C3 Live 1.0 MT (R$ 68.990): airbag duplo, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampas, ar-condicionado, direção elétrica, monitor de pressão dos pneus, vidros dianteiros elétricos, painel digital, travas elétricas, rodas de 15" com calotas; 

Citroën C3 Live Pack 1.0 MT (R$ 74.990): Live + sistema multimídia com tela de 10" e espelhamento sem fio, porta USB para a primeira fileira, volante com comandos de som, chave com telecomando, banco do motorista com ajuste de altura e limpador e desembaçador traseiros; 

Citroën C3 Feel 1.0 MT (R$ 78.990): Live Pack + vidros traseiros elétricos, alarme, 2 portas USB traseiras, luzes diurnas em LEDs, rodas de liga-leve de 15", painel com faixa azul, volante com ajuste de altura, logo cromado na dianteira e maçanetas na cor do carro; 

Citroën C3 Feel 1.6 MT (R$ 86.990): Feel 1.0 + motor 1.6 de até 120 cv;

Citroën C3 Feel Pack 1.6 AT6 (R$ 93.990): Feel 1.6 MT + câmbio automático de 6 marchas, modo ECO, rodas de 15" diamantadas, câmera de ré e volante em couro;

Citroën C3 1.0 First Edition (R$ 83.990): Feel 1.0 + faróis de neblina, pintura em dois tons, airbumps laterais, moldura no farol de neblina;

Citroën C3 1.6 AT6 First Editon (R$ 97.990): Feel Pack 1.6 AT + pintura bitom, barras de teto, airbumps, moldura decorativa no farol de neblina, tapetes exclusivos, badges.

Como é?

A Citroën tem o desafio de fazer um carro com qualidades dos hatches compactos, mas não quer invadir a faixa de preço deles. Temos um visual que conversa com a proposta de lembrar um SUV, como a suspensão elevada para 18 cm de altura do solo e os apliques nos para-lamas, assim como os faróis em duas partes, algo que remete diretamente ao C4 Cactus, seu irmão maior.

Sua plataforma CMP é refinada o suficiente para trazer aços de ultra-alta resistência e partes formadas a quente e nos oferecer uma boa qualidade de montagem. Encaixes, pintura, alinhamentos, tudo coloca o C3 em uma boa posição. As portas, bem leves, fazem com que você se recalibre na hora de fechar para não dar aquela pancada exagerada. Percebemos a simplicidade do projeto em pontos como esse.

Citroën C3 2023
Citroën C3 2023
Citroën C3 2023
Citroën C3 2023

O acabamento é feito basicamente por plástico rígido. Não tem onde fugir para ser barato, mas ao menos a Citroën teve a preocupação de, a partir da versão Feel, oferecer uma faixa em azul para quebrar a monotonia do preto e cinza. Peças estão bem encaixadas e alinhadas, sem rebarbas, mas não espere algum tipo de acabamento em tecido que não sejam os bancos, ou suave ao toque. O painel de instrumentos é simples, basicamente um velocímetro digital, computador de bordo, nível de combustível e temperatura do motor.

O espaço interno é bom. A Citroën aproveitou que os bancos dianteiros foram instalados em posição alta, para dar a sensação de estar em um SUV ao dirigir, e criou um espaço para os pés dos passageiros do banco traseiro. Há um bom espaço para as pernas, mas não tanto quanto o que vemos em Chevrolet Onix e Fiat Argo, por exemplo. Dois adultos se acomodam ali, mas o terceiro terá um problema com ombros. Se for alto, agradecerá o teto elevado do C3. No porta-malas, os 315 litros vem com uma boa profundidade, apesar de acesso prejudicado pela parte elevada da traseira.

Citroën C3 2023

Como anda?

O primeiro contato com o novo Citroën C3 2023 foi curto, mas já nos deu uma boa impressão do compacto. Escolhi a versão Feel 1.0, com o Firefly, para a primeira volta. Impossível não perceber que ele teve a grande colaboração dos engenheiros da Fiat em seu projeto, seja o lado bom ou o lado não tão bom assim.

Com a experiência de quem já colocou esse motor nesta plataforma no Peugeot 208, a engenharia da Stellantis conseguiu trabalhar pontos de conforto. Mesmo com a vibração característica de um 3-cilindros, pouco é levado para o interior do carro. A base moderna do C3 ajudou nisso, além de um trabalho de coxins e balanceadores para equilibrar - quem já andou de tricilíndrico popular sabe o quão isso pode incomodar.

Citroën C3 2023

A arquitetura de 2 válvulas por cilindro do Firefly dão ao C3 uma força em baixas rotações que anima para ver como ele se sairá em um teste e convivência mais completos. As trocas de marchas são feitas cedo, mas os engates longos conhecidos do câmbio Fiat tiram um pouco o brilho de um conjunto bom. Esperamos um carro econômico nesse jogo, apesar da marca não divulgar os números homologados.

A suspensão elevada é importante para o conforto e fácil uso na cidade. A Citroën já tinha uma experiência de calibração desde o C4 Cactus e transferiu ao C3. Molas e amortecedores foram trabalhados para dar conforto aos ocupantes e não bater seco nem mesmo no pior piso. Os pneus 195/60 R15 são de série em todas as versões e mais largos e altos do que encontramos em carros maiores e complementam o pacote de conforto do C3. Só a direção que poderia ser mais comunicativa em velocidades mais altas.

Citroën C3 2023

Aproveitamos para um rápido contato com o C3 1.6 automático. O conjunto de 120 cv em um carro de 1.107 kg deu ao C3 uma agilidade interessante para a cidade com o conforto do câmbio automático Aisin, que aprendeu com os anos a fazer trocas suaves. Leve, pouco de faz necessário mais potência ou torque. A própria suspensão e direção parecem melhor acertados com este conjunto que no 1.0. Surpreendeu.

O C3 2023 é uma amostra do que a Citroën quer para seu futuro, no Brasil e no mundo. Dar acessibilidade em um mercado que cada vez mais olha para modelos mais caros pode funcionar. Acabou economizando em pontos como apenas dois airbags e pequenas falhas de ergonomia, mas superou expectativas no conjunto geral. Agora esperamos um teste completo para detalhar tudo isso com a novidade.

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