Apresentado no mercado internacional em meados do ano passado, o BMW X1 de nova geração acaba de ser oficialmente lançado no Brasil. Produzido na fábrica de Araquari (SC), o SUV chega ao mercado totalmente repaginado e com pacote tecnológico alinhado ao que há de mais moderno dentro da marca. O modelo já está à venda e tem portfólio composto pelas versões sDrive18i GP, sDrive20i X-Line e sDrive20i M Sport.
Segundo a BMW, todas as configurações saem de fábrica equipadas com o programa BSI gratuito pelo período de três anos ou 40.000 km (o que ocorrer primeiro). O BMW Service Inclusive (BSI) é um programa que oferece serviços de manutenção de veículos BMW, com cobertura mundial na rede de concessionárias autorizadas, sem custo adicional dos serviços cobertos.
Galeria: BMW X1 2023
Nesta nova geração, X1 ficou ligeiramente maior ao crescer cerca de 7 centímetros no comprimento (foi de 4,43 metros para 4,50 metros). Desses, 2 centímetros são de entre-eixos (2,69 m contra 2,67 m do modelo anterior). Além disso, a largura ganhou 2 cm extras (de 1,82m para 1,84m) e a altura foi ampliada em 5 cm (de 1,59m para 1,64m).
A marca garante mais espaço para os ombros e cotovelos, tanto para o motorista quanto para o passageiro dianteiro. O porta-malas acomoda 476 litros com os bancos na posição normal e 1.527 litros com os bancos rebatidos.
No interior, destaque para a tela curvada em TFT de alta resolução — composta por duas peças, de 10,2” (painel de instrumentos) e 10,7” (multimídia). No quesito conectividade, o BMW ConnectedDrive fornece serviços como chamada de emergência inteligente, aviso de manutenção por telemetria, navegação com informação de trânsito em tempo real, portais de notícias, clima e aplicativos. Há ainda preparação para Apple CarPlay e Android Auto sem fio.
Na lista de equipamentos, há faróis full LEDs adaptativos em todas as versões. As rodas têm design e tamanho exclusivos: 18 polegadas para a versão sDrive18i, 19 polegadas na versão sDrive20i X-Line e 20 polegadas na versão sDrive20i M Sport. Dependendo da configuração, há também Parking Assistant Plus, ar-condicionado com controle digital automático de três zonas, Driving Assistant Plus, Head-Up Display, teto solar panorâmico, sistema de som Harman Kardon e carregador de smartphone sem fio.
Sob o capô, são duas opções de motorização disponíveis. A versão sDrive18i GP é equipada com um motor 1.5 de três cilindros TwinPower Turbo com 156 cv de potência e 23,4 kgfm de torque. O câmbio é sempre Steptronic de 7 marchas, com tração dianteira. Dados do Inmetro indicam consumo de 11,4 km/l em ciclo urbano e 13,5 km/l na estrada.
Já as versões sDrive20i X-Line e M Sport contam com motor 2.0 TwinPower Turbo, de quatro cilindros, com 204 cv de potência e 30,6 kgfm de torque. O câmbio é o mesmo Steptronic de 7 marchas. Dados de fábrica indicam aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 7,6 segundos e velocidade máxima de 236 km/h. Já as médias de consumo são de 10,7 km/l e 13 km/l, em ciclos urbanos e de estrada, respectivamente.
Tabela de preços BMW X1 2023:
VERSÃO | PREÇO |
X1 sDrive18i GP | R$ 296.950 |
X1 sDrive20i X-Line | R$ 328.950 |
X1 sDrive20i M Sport | R$ 349.950 |