As picapes estão ganhando cada vez mais espaço no mercado e tem até quem acredite que serão a próxima moda global após os SUVs. No Brasil, o segmento vai recebendo modelos em segmentos diferentes das tradicionais compactas e médias, até mesmo com algumas estreias. O ano de 2023 pode prometer muito para a categoria, mas 2022 foi bem interessante por seus lançamentos. E, para o público, a melhor picape do ano passado foi a Ram 3500.
Além de ser a maior picape vendida no Brasil atualmente, a Ram 3500 é a única em seu segmento e deve continuar assim por um tempo. A Ford prepara a chegada da F-150 e a Chevrolet promete a Silverado para este ano, mas ambas estão na categoria da Ram 1500, bem menores do que a enorme caminhonete da Ram – você pode ver quão grande ela é na nossa avaliação.
Assim, não é difícil entender porque a Ram 3500 foi escolhida pelos leitores como picape do ano no Motor1.com Social Car of the Year. Representa bem o estilo das caminhonetes norte-americanas neste segmento, com muita tecnologia embarcada, acabamento de qualidade e espaço de sobra. Nem mesmo o fato de que precisa de habilitação C para ser dirigida assustou os leitores.
Tivemos algumas disputas bem difíceis. Logo na primeira fase, a Jeep Gladiator disputou com a Ram Classic e foi uma briga bem apertada, que acabou com somente 5 votos de diferença à favor da caminhonete da Jeep. A Nissan Frontier bateu a Ford Maverick com um pouco de folga, enquanto a Ram 3500 não de chance para a Chevrolet S10 Z71 e a Toyota Hilux GR-Sport atropelou a Ford Ranger FX4.
Na semi-final, outra disputa acirrada, desta vez entre Gladiator e Hilux GR-Sport, que acabou com a vitória da Jeep por apenas 9 votos de diferença. Do outro lado, a Ram 3500 teve uma vitória fácil contra Nissan Frontier, mostrando bem a preferência pela caminhonete grande. Este resultado da Ram mostrou bem o que iriamos encontrar na final, pois teve 75% da preferência dos leitores ante a Gladiator.
A próxima categoria começa hoje (6 de fevereiro) e é o completo oposto das picapes. Estamos falando do segmento de esportivos. Acompanhe a votação pelas nossas mídias sociais!
RECOMENDADO PARA VOCÊ
RAM 2500 e 3500 2025 ganham prévia para rodarem limpas nos testes de rua
Latin NCAP: Renault Kardian não alcança nota máxima em segurança
Ram 1500 Rebel fica até R$ 20.000 mais cara; 3500 também sobe de preço
Nissan pede que revendedores tenham paciência e compreensão diante da crise
Ram revela a nova 3500 2023: veja os preços o que mudou
Veja quais foram os 50 carros mais vendidos do Brasil em novembro
Semana Motor1.com: lançamentos do Electric Days, Fiat Titano e mais