E 2022 está chegando ao fim, com diversos lançamentos feitos durante o ano. Fazendo as contas de quantos foram, é difícil escolher qual o mais importante dos últimos 365 dias. Mas gostamos de desafios. Gostamos tanto que, neste ano, queremos a sua opinião com o Motor1 Social Car of the Year 2023. 

É um prêmio onde não somos nós, os editores e repórteres do Motor1.com, que damos, mas sim vocês, os leitores. Assim como no ano passado, mas com novos atrativos. Se em 2022 foram 16 finalistas, este ano são 40, divididos em 5 categorias diferentes. 

Porsche 911 Carrera GTS

Para todos os gostos

As categorias que melhor refletem o mercado automotivo, de pequenos SUVs urbanos aos grandes e clássicos sedãs, passando pelos elétricos. São 40 modelos em 5 categorias que foram vendidos em 2022.

Urbanos e compactos: hatches, SUVs, sedãs compactos, sedãs, peruas e elétricos. Uma rica cesta de modelos que não ultrapassam os 4,55 m de comprimento.

Luxo: Há muitas formas de entender o luxo, mas todos eles trazem conforto e tecnologias de monte. É assim que conseguimos exemplificar o que selecionamos, além de seus preços que elevam o patamar de um veículo. 

Esportivos: carros que exalam esportividade em cada parafuso, nascidos para correr nas pistas e com a habilidade de serem aproveitados nas estradas públicas. Quase sempre, com roncos apaixonantes. 

Elétricos: com o mundo se tornando elétrico, temos uma categoria separada para eles. Com estilos e tamanhos de todos os tipos, já que existem elétricos de todos os tipos no mercado global.   

Picapes: segmento do momento, podem tanto serem para lazer quanto para o trabalho. Oferecem bastante em diversos tamanhos. Chegou a hora de escolher sua picape favorita.

São diversos modelos e categorias para votar. Divulgaremos a lista completa nos próximos dias. Neste tempo, vá pensando quais os prováveis modelos de cada uma delas. 

Honda HR-V Touring vs. VW T-Cross Highline vs. Jeep Renegade S

Como votar?

A votação será online. Basta ir nas redes sociais do Motor1.com no Instagram e Facebook, onde postaremos todos os dias Stories, começando em 23 de janeiro e a cada 24 horas, mostraremos como está a escolha, feita inicialmente pelos editores. Depois disso, o vencedor escolhido e nova fase será aberta. 

Vamos elegar o Social Car of The Year 2023 em cada uma das categorias e o vencedor geral, com a maior quantidade de votos em todas as edições e categorias do Motor1.com.

Um prêmio internacional, onde cada edição escolhe 40 concorrentes. Participarão Itália, Alemanha, Espanha, Estados Unidos, Brasil, Argentina, Arábia, Turquia e Indonésia.

Ford Maverick FX4 na pista de Tatuí

Quando votar

Começamos em 23 de janeiro, com a categoria de urbanos e compactos, com o vencedor anunciado no dia 27 de janeiro. Veja o calendário:

- 30 de janeiro a 3 de fevereiro: picapes

- 6 de fevereiro a 10 de fevereiro: Esportivos

- 13 de fevereiro a 17 de fevereiro: Luxo

- 20 de fevereiro a 24 de fevereiro: elétricos.

O vencedor será eleito no dia 1 de março de 2023. 

Envie seu flagra! flagra@motor1.com