Acaba de desembarcar no Brasil o Land Rover Defender 130, a maior versão atualmente disponível para o SUV off-road britânico. A fabricante oferece o modelo como uma opção de utilitário familiar capaz de transpor os terrenos mais difíceis, já que promete que o Defender manteve suas capacidades no fora de estrada, contando ainda com bastante luxo a bordo. A novidade está disponível no país na versão X, por R$ 899.950.
Revelado mundialmente em maio do ano passado, o novo Land Rover Defender 130 é o modelo mais longo da história do utilitário off-road. Comparado ao Defender 110, a versão alongada é 340 mm mais comprida, assim totalizando 5,10 metros de comprimento total – contra 4,75 m do irmão menor. Na prática, toda essa “esticada se deu no balanço traseiro, que tem 34 cm extras. Já as outras medidas permaneceram iguais, com 1,99 m de largura, 1,96 m de altura e 3,02 metros de entre-eixos.
O SUV tem três fileiras de assentos na configuração 2+3+3, com capacidade para levar 8 adultos em bancos no que a marca diz ser em “tamanho real”, até mesmo na última fileira que tradicionalmente é mais apertada em outros modelos nesta configuração. O acesso aos bancos também foi facilitado, especialmente graças à segunda fila dobrável e móvel. Com a segunda e terceira fileira rebatidas, a marca garante uma ampla capacidade de carga de até 2.291 litros. Com todas as fileiras ativas, temos 389 litros e com a 3ª fileira dobrada temos 1.232 litros de capacidade no porta-malas. Em resumo, a Land Rover garante que o Defender 130 é um dos veículos com maior espaço interno do mercado.
Neste primeiro momento, a Land Rover vai importar o Defender 130 X, que desembarca por aqui com visual próprio e um exclusivo catálogo de cores, com a marca destacando o vermelho Sedona na carroceria e o capô sempre pintado de preto, junto de acabamentos em preto brilhante. Rodas de 20 polegadas são de série, mas há um jogo opcional composto por rodas aro 22”. Por dentro há também novas opções de cores e materiais, bem como uma nova central multimídia Pivi Pro com tela de 11,4 polegadas e o sistema de purificação de ar da cabine pelo sistema Cabin Air Purification Plus.
O Land Rover Defender 130 chega equipado com o motor 6 cilindros em linha 3.0 turbodiesel D300 MHEV com sistema híbrido-leve, que entrega 300 cv e 66,3 kgfm de torque, o suficiente para ir de 0a 100 km/h em 7,5 segundos de acordo com a fabricante. A transmissão é sempre automática de 8 marchas com a tração integral dotada do sistema Terrain Response 2, configurável e capaz de se adequar às diferentes condições de terreno.
O SUV conta também com suspensão a ar eletrônica, que permite variação de até 430 mm, com 75 mm de elevação adicional na frente e traseira na altura da estrada para enfrentar obstáculos e auxiliar na hora de frear. A capacidade de reboque do Defender 130 fica em até 3.000 kg, trazendo engate ajustado com o sistema de suspensão a ar – controlada através de um painel interruptor dentro da tampa traseira.
Entre os itens de série do Defender 130 X, temos faróis matrix LED, rodas aro 20” com pneus todo-terreno, luz ambiente configurável na cabine, sistema de som premium Meridiam, carregador de celular por indução, console central com refrigeração, controle de cruzeiro adaptativo, multimídia Pivi Pro com tela de 11,4 polegadas e GPS nativo que não precisa de sinal telefônico, além do retrovisor com sistema Clearsight Mirror, sensor de profundidade e a função capô transparente, que exibe ao motorista em tempo real a visão transmitida por uma câmera da parte de baixo do SUV.