Faz um tempo que a Volvo deixou de ofrecer um modelo mais básico, desde o fim do hatch C30 em 2013. Para atingir um público maior e atrair os mais jovens em alguns mercados, a fabricante sueca terá o EX30, um SUV compacto totalmente elétrico que apareceu em um teaser durante a apresentação do EX90 em 2022 e que agora teve sua estreia confirmada para o dia 15 de junho. E a empresa ainda promete que o veículo terá uma boa autonomia apesar de ser menor do que o XC40.

A apresentação em junho foi confirmada por Jim Rowan, CEO da Volvo, em uma entrevista ao site australiano CarSales. O executivo ainda revelou mais detalhes, dizendo que o EX30 será “bem seguro, com autonomia decente e bom tamanho, apesar de ser menor que o [XC]40.” Rowan acredita que o utilitário elétrico irá atrair não só os mais jovens como um público mais velho que não precisa rodar muito e prefere um carro menor.

Volvo Teaser SUV

Ainda assim, o foco será clientes mais jovens, com algumas ideias para deixar o carro mais acessível, como um plano de assinatura. A Volvo quer reduzir a média de idade dos proprietários e apagar um pouco da imagem que ainda persiste em alguns mercados, de que Volvos são para pessoas mais velhas. Em uma entrevista anterior para o Automotive News Europe, Rowan revelou que o plano é oferecer o EX30 por assinatura com planos de, no mínimo, três meses, mas acredita que os clientes ficarão com o carro por mais tempo. A ideia é atrair pessoas com 18 ou 19 anos, comprando seu primeiro carro.

O EX30 ficará posicionado abaixo do XC40 Recharge, que teve uma mudança recentemente ao receber tração traseira e melhorar a autonomia para 460 km. Será interessante ver o que a Volvo vai transferir do XC40 para o EX30 para que mantenha uma boa autonomia, afinal não deve usar o mesmo conjunto de baterias de 69 kWh.

Com os EX90 e EX30, a Volvo terá coberto os extremos de sua linha. Será o momento para olhar para os demais modelos e o próximo será a nova geração do XC60, que finalmente terá uma versão elétrica – algo que faz falta, considerando que é o veículo mais vendido da marca. Após o XC60, a Volvo começará a olhar para a possibilidade de voltar a outros segmentos, como o de peruas (ainda fortes na Europa) ou sedãs.


VEJA NO CANAL MOTOR1.COM

Envie seu flagra! flagra@motor1.com