Volvo EX30 será o carro elétrico de entrada da marca e estreia em junho
Marca sueca promete que SUV compacto terá uma autonomia “decente”
Faz um tempo que a Volvo deixou de ofrecer um modelo mais básico, desde o fim do hatch C30 em 2013. Para atingir um público maior e atrair os mais jovens em alguns mercados, a fabricante sueca terá o EX30, um SUV compacto totalmente elétrico que apareceu em um teaser durante a apresentação do EX90 em 2022 e que agora teve sua estreia confirmada para o dia 15 de junho. E a empresa ainda promete que o veículo terá uma boa autonomia apesar de ser menor do que o XC40.
A apresentação em junho foi confirmada por Jim Rowan, CEO da Volvo, em uma entrevista ao site australiano CarSales. O executivo ainda revelou mais detalhes, dizendo que o EX30 será “bem seguro, com autonomia decente e bom tamanho, apesar de ser menor que o [XC]40.” Rowan acredita que o utilitário elétrico irá atrair não só os mais jovens como um público mais velho que não precisa rodar muito e prefere um carro menor.
Ainda assim, o foco será clientes mais jovens, com algumas ideias para deixar o carro mais acessível, como um plano de assinatura. A Volvo quer reduzir a média de idade dos proprietários e apagar um pouco da imagem que ainda persiste em alguns mercados, de que Volvos são para pessoas mais velhas. Em uma entrevista anterior para o Automotive News Europe, Rowan revelou que o plano é oferecer o EX30 por assinatura com planos de, no mínimo, três meses, mas acredita que os clientes ficarão com o carro por mais tempo. A ideia é atrair pessoas com 18 ou 19 anos, comprando seu primeiro carro.
O EX30 ficará posicionado abaixo do XC40 Recharge, que teve uma mudança recentemente ao receber tração traseira e melhorar a autonomia para 460 km. Será interessante ver o que a Volvo vai transferir do XC40 para o EX30 para que mantenha uma boa autonomia, afinal não deve usar o mesmo conjunto de baterias de 69 kWh.
Com os EX90 e EX30, a Volvo terá coberto os extremos de sua linha. Será o momento para olhar para os demais modelos e o próximo será a nova geração do XC60, que finalmente terá uma versão elétrica – algo que faz falta, considerando que é o veículo mais vendido da marca. Após o XC60, a Volvo começará a olhar para a possibilidade de voltar a outros segmentos, como o de peruas (ainda fortes na Europa) ou sedãs.
VEJA NO CANAL MOTOR1.COM
Fonte: CarSales
RECOMENDADO PARA VOCÊ
No Brasil em 2028, nova geração do BYD Dolphin Mini vai recarregar no tempo de um cafezinho
Novo BYD Dolphin Mini estreia na China por menos de R$ 50 mil e deve chegar ao Brasil em 2028
Enquanto Brasil espera, Renault já tem Duster híbrido de 29 km/l na Índia
Subaru vai na contramão de Toyota e Honda e corta até híbridos da Europa, incluindo clássico boxer
Nissan Pixo é novo elétrico de marca japonesa, estrutura francesa e fabricado na Eslovênia
Exclusivo: Jetour G700 de 904 cv chega ao Brasil ainda em outubro; veja detalhes
Novo Hyundai Elantra híbrido promete fazer mais de 20 km/l