Não há como confundir este elegante cupê com nada além de um Aston Martin. Mesmo com todos os adesivos cheios de palavras por toda a carroceria, as linhas atemporais do DB11 são fáceis de ver. Mas por que a Aston Martin teria um DB11 - um veículo que estreou em 2016 - camuflado desta forma e com avisos de que é um protótipo rodando pelas ruas em 2023? Porque pensamos que, na verdade, é um DB12 de próxima geração.

Nossos fotógrafos na Europa tiraram várias fotos deste carro de teste muito sujo em um posto de combustível. Não o culparíamos nem um pouco se você achasse que é o DB11, porque os detalhes na traseira, saias laterais e no para-lamas parecem idênticos ao modelo atual. Isso poderia ser de propósito, usando painéis do DB11 para avaliar as mudanças sob a carroceria. Mas vemos diferenças claras na frente, principalmente por ter uma grade maior e faróis menores que poderiam ser influenciados pelo hiperesportivo Valhalla.

Galeria: Aston Martin DB12 em testes

Infelizmente, não há nenhuma imagem do interior. É possível dar um zoom em algumas das fotos para notar as capas pesadas empilhadas no painel. Mesmo se isto fosse algum tipo de evolução do DB11, seria estranho a Aston Martin esconder a cabine a não ser que esteja fazendo mudanças bem profundas.

Sendo esta a primeira foto do protótipo, ainda não há qualquer informação sobre os planos da empresa. Usa um capô semelhante ao DB11 atual com motor V12, e nossos fotógrafos acreditam que o 5.2 V12 biturbo será mantido na próxima geração. No início de 2022, o ex- CEO da Aston Martin, Tobias Moers, disse que a eletrificação era o futuro, mas que o V12 permaneceria em linha por mais um tempo.

Sendo assim, não sabemos se terá um motor a combustão puro ou se adotará uma tecnologia híbrida. Não há nem informações se pode acabar usando um V8 para atender as normas de emissões na Europa. Seja híbrido ou não, o fato é que não será totalmente elétrico.

A aparição deste protótipo aconteceu em um momento curioso, pois a Aston Martin está para anunciar seus planos para este ano, como parte da comemoração dos 110 anos da marca britânica. Entre as novidades, estará um modelo com edição limitada e o primeiro veículo da próxima geração de esportivos da empresa. Sendo assim, é possível que este carro de testes perca a camuflagem ainda este ano. Dependendo de como for, o DB12 pode ser lançado ainda este ano.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com