A Fenabrave divulgou hoje (05/01) os números oficiais de emplacamentos em 2022. E o resultado não foi animador: com 1.957.699 veículos registrados – sendo 1.576.960 automóveis e 380.739 comerciais leves -, o mercado brasileiro recuou 0,85% na comparação com 2021. Trata-se de desempenho bastante similar ao de 2020 (1.950.754), ano mais crítico da pandemia de COVID-19.
A crise global de desabastecimento de insumos para a indústria automobilística e o aumento das restrições às linhas de crédito para os consumidores, associado ao incremento das taxas de juros, também contribuíram para o resultado negativo. Vale ressaltar que a expectativa da entidade no início do ano passado era de que 2022 encerrasse com uma evolução geral na casa dos 5%.
De acordo com José Maurício Andreta Jr, presidente da Fenabrave, “o resultado foi ótimo, consideradas as dificuldades enfrentadas pelo setor ao longo de 2022, lembrando que, no início do ano passado, a crise de abastecimento ainda afetava muito a disponibilidade de veículos novos, houve severos impactos da guerra na Europa, com o aumento dos preços dos combustíveis, crise logística, entre outras consequências, causando muitas incertezas nos compradores.
Com quase 140 mil unidades de vantagem sobre a rival mais próxima, a Fiat (430.202) repetiu a liderança entre as montadoras conquistada no ano passado. Fortemente afetada em 2021 pela crise de componentes, a Chevrolet (291.418) se recuperou e venceu a Volkswagen (269.111) na disputa pela 2ª posição.
A surpresa do ano foi o inédito 4º lugar da Toyota (191.291), que teve um último trimestre mais forte do que a Hyundai (187.809). No top 10, a Honda (56.689) foi o destaque negativo com uma queda superior a 30% - a marca, vale destacar, ficou boa parte do ano com portfólio reduzido com o fim da produção do Civic e com o HR-V aguardando a nova geração.
O outro destaque de 2022 foi a presença da Peugeot (41.767) no top 10 graças a um avanço de mais de 40%, fruto do incremento das vendas do 208. Com o novo C3, a Citroën (32.121) se aproximou bastante da Caoa Chery (35.035) e promete fôlego para tentar subir na tabela ao longo de 2023. Com 13.795 unidades, a BMW chegou ao 4º ano consecutivo como a premium preferida.
POS. |
MARCA |
TOTAL 2022 |
PART. 2022 (%) |
TOTAL 2021 |
PART. 2021 (%) |
% VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º |
FIAT |
430.202 |
21,97% |
431.035 |
21,83% |
-0,19% |
2º |
CHEVROLET |
291.418 |
14,89% |
242.108 |
12,26% |
20,37% |
3º |
VW |
269.111 |
13,75% |
302.270 |
15,31% |
-10,97% |
4º |
TOYOTA |
191.291 |
9,77% |
172.945 |
8,76% |
10,61% |
5º |
HYUNDAI |
187.809 |
9,59% |
184.284 |
9,33% |
1,91% |
6º |
JEEP |
137.540 |
7,03% |
148.763 |
7,53% |
-7,54% |
7º |
RENAULT |
126.735 |
6,47% |
127.592 |
6,46% |
-0,67% |
8º |
HONDA |
56.689 |
2,90% |
81.446 |
4,13% |
-30,40% |
9º |
NISSAN |
53.665 |
2,74% |
64.929 |
3,29% |
-17,35% |
10º |
PEUGEOT |
41.767 |
2,13% |
29.549 |
1,50% |
41,35% |
11º |
CAOA CHERY |
35.035 |
1,79% |
39.747 |
2,01% |
-11,85% |
12º |
CITROËN |
32.121 |
1,64% |
23.354 |
1,18% |
37,54% |
13º |
MITSUBISHI |
22.604 |
1,15% |
20.633 |
1,05% |
9,55% |
14º |
FORD |
20.824 |
1,06% |
37.778 |
1,91% |
-44,88% |
15º |
BMW |
13.795 |
0,70% |
14.522 |
0,74% |
-5,01% |
16º |
MERCEDES-BENZ |
6.290 |
0,32% |
7.154 |
0,36% |
-12,08% |
17º |
AUDI |
5.485 |
0,28% |
6.260 |
0,32% |
-12,38% |
18º |
KIA |
5.384 |
0,28% |
5.043 |
0,26% |
6,76% |
19º |
VOLVO |
5.270 |
0,27% |
8.277 |
0,42% |
-36,33% |
20º |
RAM |
5.053 |
0,26% |
2.714 |
0,14% |
86,18% |
21º |
LAND ROVER |
3.650 |
0,19% |
5.169 |
0,26% |
-29,39% |
22º |
PORSCHE |
3.223 |
0,16% |
2.939 |
0,15% |
9,66% |
23º |
IVECO |
2.846 |
0,15% |
3.441 |
0,17% |
-17,29% |
24º |
VW / MAN |
2.127 |
0,11% |
3.545 |
0,18% |
-40,00% |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
TOTAL |
1.957.699 |
100,00% |
1.974.402 |
100,00% |
-0,85% |
O mês de dezembro foi o melhor de 2022, assim como havia sido em 2021 – até então, agosto (194.142) havia sido o melhor momento do mercado. Foram registradas 202.176 unidades, 5,33% a mais do que em novembro e quase 4,5% acima do registrado há um ano. Este foi o 6º mês consecutivo com avanços na comparação com 2021.
Única entre as seis primeiras a perder fôlego nas últimas semanas, a Fiat (41.773) viu cair de 15 mil para pouco mais de 8 mil unidades a sua vantagem em relação à VW (33.236), com a Chevrolet (32.549) muito próxima da alemã. Após disputa acirrada pelo 4º lugar no mês anterior, desta vez a Toyota (20.735) teve folga sobre a Hyundai (16.499).
Sétima, a Renault (11.794) teve a maior queda dentre as primeiras colocadas nos últimos doze meses (-16,5%). A Citroën, com 4.184 unidades, assegurou seu 4º top 10 seguido. Já a Peugeot (2.513), que perdeu quase metade dos compradores de novembro, teve um de seus desempenhos mais fracos em 2022.
POS. |
MARCA |
DEZ 22 (A) |
% DEZ 22 |
NOV 22 (B) |
% NOV 22 |
DEZ 21 (C) |
% VARIAÇÃO (A / B) |
% VARIAÇÃO (A / C) |
1º |
FIAT |
41.773 |
20,66% |
44.934 |
23,41% |
35.461 |
-7,03% |
17,80% |
2º |
VW |
33.236 |
16,44% |
29.757 |
15,50% |
27.657 |
11,69% |
20,17% |
3º |
CHEVROLET |
32.549 |
16,10% |
27.052 |
14,09% |
33.684 |
20,32% |
-3,37% |
4º |
TOYOTA |
20.735 |
10,26% |
17.493 |
9,11% |
18.882 |
18,53% |
9,81% |
5º |
HYUNDAI |
16.499 |
8,16% |
16.166 |
8,42% |
17.213 |
2,06% |
-4,15% |
6º |
JEEP |
13.803 |
6,83% |
13.317 |
6,94% |
13.168 |
3,65% |
4,82% |
7º |
RENAULT |
11.794 |
5,83% |
13.189 |
6,87% |
14.123 |
-10,58% |
-16,49% |
8º |
HONDA |
6.037 |
2,99% |
5.435 |
2,83% |
7.127 |
11,08% |
-15,29% |
9º |
NISSAN |
5.100 |
2,52% |
3.909 |
2,04% |
5.472 |
30,47% |
-6,80% |
10º |
CITROËN |
4.184 |
2,07% |
4.365 |
2,27% |
3.087 |
-4,15% |
35,54% |
11º |
PEUGEOT |
2.513 |
1,24% |
4.627 |
2,41% |
3.506 |
-45,69% |
-28,32% |
12º |
FORD |
2.461 |
1,22% |
1.856 |
0,97% |
2.620 |
32,60% |
-6,07% |
13º |
CAOA CHERY |
2.435 |
1,20% |
2.747 |
1,43% |
3.699 |
-11,36% |
-34,17% |
14º |
MITSUBISHI |
2.230 |
1,10% |
1.915 |
1,00% |
2.056 |
16,45% |
8,46% |
15º |
BMW |
1.282 |
0,63% |
1.072 |
0,56% |
1.134 |
19,59% |
13,05% |
16º |
RAM |
1.006 |
0,50% |
720 |
0,38% |
48 |
39,72% |
1995,83% |
17º |
AUDI |
861 |
0,43% |
432 |
0,23% |
513 |
99,31% |
67,84% |
18º |
VOLVO |
784 |
0,39% |
480 |
0,25% |
833 |
63,33% |
-5,88% |
19º |
MERCEDES-BENZ |
690 |
0,34% |
583 |
0,30% |
752 |
18,35% |
-8,24% |
20º |
KIA |
550 |
0,27% |
437 |
0,23% |
501 |
25,86% |
9,78% |
21º |
LAND ROVER |
330 |
0,16% |
250 |
0,13% |
575 |
32,00% |
-42,61% |
22º |
PORSCHE |
298 |
0,15% |
253 |
0,13% |
176 |
17,79% |
69,32% |
23º |
VW / MAN |
150 |
0,07% |
112 |
0,06% |
278 |
33,93% |
-46,04% |
24º |
IVECO |
129 |
0,06% |
151 |
0,08% |
310 |
-14,57% |
-58,39% |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
TOTAL |
202.176 |
100,00% |
191.946 |
100,00% |
193.555 |
5,33% |
4,45% |
Fonte: Fenabrave
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