A Fenabrave divulgou hoje (05/01) os números oficiais de emplacamentos em 2022. E o resultado não foi animador: com 1.957.699 veículos registrados – sendo 1.576.960 automóveis e 380.739 comerciais leves -, o mercado brasileiro recuou 0,85% na comparação com 2021. Trata-se de desempenho bastante similar ao de 2020 (1.950.754), ano mais crítico da pandemia de COVID-19.
A crise global de desabastecimento de insumos para a indústria automobilística e o aumento das restrições às linhas de crédito para os consumidores, associado ao incremento das taxas de juros, também contribuíram para o resultado negativo. Vale ressaltar que a expectativa da entidade no início do ano passado era de que 2022 encerrasse com uma evolução geral na casa dos 5%.
De acordo com José Maurício Andreta Jr, presidente da Fenabrave, “o resultado foi ótimo, consideradas as dificuldades enfrentadas pelo setor ao longo de 2022, lembrando que, no início do ano passado, a crise de abastecimento ainda afetava muito a disponibilidade de veículos novos, houve severos impactos da guerra na Europa, com o aumento dos preços dos combustíveis, crise logística, entre outras consequências, causando muitas incertezas nos compradores.
Com quase 140 mil unidades de vantagem sobre a rival mais próxima, a Fiat (430.202) repetiu a liderança entre as montadoras conquistada no ano passado. Fortemente afetada em 2021 pela crise de componentes, a Chevrolet (291.418) se recuperou e venceu a Volkswagen (269.111) na disputa pela 2ª posição.
A surpresa do ano foi o inédito 4º lugar da Toyota (191.291), que teve um último trimestre mais forte do que a Hyundai (187.809). No top 10, a Honda (56.689) foi o destaque negativo com uma queda superior a 30% - a marca, vale destacar, ficou boa parte do ano com portfólio reduzido com o fim da produção do Civic e com o HR-V aguardando a nova geração.
O outro destaque de 2022 foi a presença da Peugeot (41.767) no top 10 graças a um avanço de mais de 40%, fruto do incremento das vendas do 208. Com o novo C3, a Citroën (32.121) se aproximou bastante da Caoa Chery (35.035) e promete fôlego para tentar subir na tabela ao longo de 2023. Com 13.795 unidades, a BMW chegou ao 4º ano consecutivo como a premium preferida.
POS. | MARCA | TOTAL 2022 | PART. 2022 (%) | TOTAL 2021 | PART. 2021 (%) | % VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º | FIAT | 430.202 | 21,97% | 431.035 | 21,83% | -0,19% |
2º | CHEVROLET | 291.418 | 14,89% | 242.108 | 12,26% | 20,37% |
3º | VW | 269.111 | 13,75% | 302.270 | 15,31% | -10,97% |
4º | TOYOTA | 191.291 | 9,77% | 172.945 | 8,76% | 10,61% |
5º | HYUNDAI | 187.809 | 9,59% | 184.284 | 9,33% | 1,91% |
6º | JEEP | 137.540 | 7,03% | 148.763 | 7,53% | -7,54% |
7º | RENAULT | 126.735 | 6,47% | 127.592 | 6,46% | -0,67% |
8º | HONDA | 56.689 | 2,90% | 81.446 | 4,13% | -30,40% |
9º | NISSAN | 53.665 | 2,74% | 64.929 | 3,29% | -17,35% |
10º | PEUGEOT | 41.767 | 2,13% | 29.549 | 1,50% | 41,35% |
11º | CAOA CHERY | 35.035 | 1,79% | 39.747 | 2,01% | -11,85% |
12º | CITROËN | 32.121 | 1,64% | 23.354 | 1,18% | 37,54% |
13º | MITSUBISHI | 22.604 | 1,15% | 20.633 | 1,05% | 9,55% |
14º | FORD | 20.824 | 1,06% | 37.778 | 1,91% | -44,88% |
15º | BMW | 13.795 | 0,70% | 14.522 | 0,74% | -5,01% |
16º | MERCEDES-BENZ | 6.290 | 0,32% | 7.154 | 0,36% | -12,08% |
17º | AUDI | 5.485 | 0,28% | 6.260 | 0,32% | -12,38% |
18º | KIA | 5.384 | 0,28% | 5.043 | 0,26% | 6,76% |
19º | VOLVO | 5.270 | 0,27% | 8.277 | 0,42% | -36,33% |
20º | RAM | 5.053 | 0,26% | 2.714 | 0,14% | 86,18% |
21º | LAND ROVER | 3.650 | 0,19% | 5.169 | 0,26% | -29,39% |
22º | PORSCHE | 3.223 | 0,16% | 2.939 | 0,15% | 9,66% |
23º | IVECO | 2.846 | 0,15% | 3.441 | 0,17% | -17,29% |
24º | VW / MAN | 2.127 | 0,11% | 3.545 | 0,18% | -40,00% |
... | ... | ... | ... | ... | ... | ... |
TOTAL | 1.957.699 | 100,00% | 1.974.402 | 100,00% | -0,85% |
Em dezembro
O mês de dezembro foi o melhor de 2022, assim como havia sido em 2021 – até então, agosto (194.142) havia sido o melhor momento do mercado. Foram registradas 202.176 unidades, 5,33% a mais do que em novembro e quase 4,5% acima do registrado há um ano. Este foi o 6º mês consecutivo com avanços na comparação com 2021.
Única entre as seis primeiras a perder fôlego nas últimas semanas, a Fiat (41.773) viu cair de 15 mil para pouco mais de 8 mil unidades a sua vantagem em relação à VW (33.236), com a Chevrolet (32.549) muito próxima da alemã. Após disputa acirrada pelo 4º lugar no mês anterior, desta vez a Toyota (20.735) teve folga sobre a Hyundai (16.499).
Sétima, a Renault (11.794) teve a maior queda dentre as primeiras colocadas nos últimos doze meses (-16,5%). A Citroën, com 4.184 unidades, assegurou seu 4º top 10 seguido. Já a Peugeot (2.513), que perdeu quase metade dos compradores de novembro, teve um de seus desempenhos mais fracos em 2022.
POS. | MARCA | DEZ 22 (A) | % DEZ 22 | NOV 22 (B) | % NOV 22 | DEZ 21 (C) | % VARIAÇÃO (A / B) | % VARIAÇÃO (A / C) |
1º | FIAT | 41.773 | 20,66% | 44.934 | 23,41% | 35.461 | -7,03% | 17,80% |
2º | VW | 33.236 | 16,44% | 29.757 | 15,50% | 27.657 | 11,69% | 20,17% |
3º | CHEVROLET | 32.549 | 16,10% | 27.052 | 14,09% | 33.684 | 20,32% | -3,37% |
4º | TOYOTA | 20.735 | 10,26% | 17.493 | 9,11% | 18.882 | 18,53% | 9,81% |
5º | HYUNDAI | 16.499 | 8,16% | 16.166 | 8,42% | 17.213 | 2,06% | -4,15% |
6º | JEEP | 13.803 | 6,83% | 13.317 | 6,94% | 13.168 | 3,65% | 4,82% |
7º | RENAULT | 11.794 | 5,83% | 13.189 | 6,87% | 14.123 | -10,58% | -16,49% |
8º | HONDA | 6.037 | 2,99% | 5.435 | 2,83% | 7.127 | 11,08% | -15,29% |
9º | NISSAN | 5.100 | 2,52% | 3.909 | 2,04% | 5.472 | 30,47% | -6,80% |
10º | CITROËN | 4.184 | 2,07% | 4.365 | 2,27% | 3.087 | -4,15% | 35,54% |
11º | PEUGEOT | 2.513 | 1,24% | 4.627 | 2,41% | 3.506 | -45,69% | -28,32% |
12º | FORD | 2.461 | 1,22% | 1.856 | 0,97% | 2.620 | 32,60% | -6,07% |
13º | CAOA CHERY | 2.435 | 1,20% | 2.747 | 1,43% | 3.699 | -11,36% | -34,17% |
14º | MITSUBISHI | 2.230 | 1,10% | 1.915 | 1,00% | 2.056 | 16,45% | 8,46% |
15º | BMW | 1.282 | 0,63% | 1.072 | 0,56% | 1.134 | 19,59% | 13,05% |
16º | RAM | 1.006 | 0,50% | 720 | 0,38% | 48 | 39,72% | 1995,83% |
17º | AUDI | 861 | 0,43% | 432 | 0,23% | 513 | 99,31% | 67,84% |
18º | VOLVO | 784 | 0,39% | 480 | 0,25% | 833 | 63,33% | -5,88% |
19º | MERCEDES-BENZ | 690 | 0,34% | 583 | 0,30% | 752 | 18,35% | -8,24% |
20º | KIA | 550 | 0,27% | 437 | 0,23% | 501 | 25,86% | 9,78% |
21º | LAND ROVER | 330 | 0,16% | 250 | 0,13% | 575 | 32,00% | -42,61% |
22º | PORSCHE | 298 | 0,15% | 253 | 0,13% | 176 | 17,79% | 69,32% |
23º | VW / MAN | 150 | 0,07% | 112 | 0,06% | 278 | 33,93% | -46,04% |
24º | IVECO | 129 | 0,06% | 151 | 0,08% | 310 | -14,57% | -58,39% |
... | ... | ... | ... | ... | ... | ... | ... | ... |
TOTAL | 202.176 | 100,00% | 191.946 | 100,00% | 193.555 | 5,33% | 4,45% |
Fonte: Fenabrave