Se 2022 foi um ano reestruturação para a Ford, o ano que vem deverá ser de mais lançamentos. A própria marca já revelou a intenção de trazer ao menos 10 novidades para o mercado brasileiro 2023 e Motor1.com vai agora comentar alguns dos que estão confirmados, além de promessas que podem ser cumpridas.
Entre os que já estão no campo da certeza, vamos citar veículos híbridos e totalmente elétricos, além de opções eletrificadas também para o segmento de veículos comerciais. Ainda aguardamos a Ford confirmar 3 novidades para 2023, mas já temos algumas apostas do que está por vir.
A Ford Maverick já está no Brasil, mas sempre na versão mais completa, com motor turbo e tração integral. A opção híbrida, que por um acaso é o veículo híbrido mais barato dos EUA, foi confirmado pela Ford para o Brasil e deve desembarcar por aqui em algum momento do primeiro trimestre de 2023, inaugurando o ano de lançamentos da empresa.
Chegando até março do ano que vem, a esperada versão eletrificada da picape rival da Fiat Toro, equipada com um motor 2.5 de 193 cv de potência combinada e que, nos EUA, faz o equivalente a 17,8 km/litro. Muito provavelmente, a Ford Maverick Hybrid será a primeira picape de fato híbrida no mercado brasileiro.
Enquanto a RAM e suas grandes picapes vêm vendendo cada vez mais, a Ford já está programada para entrar nesta categoria. A promessa é de abril, mas só deve ser cumprida em algum momento de 2023 com a chegada da F-150 ao Brasil. Por aqui ainda deverá brigar também com a Chevrolet Silverado, que deve voltar ao nosso país.
A Ford F-150 chegou até a ser mostrada na Agrishow, a maior feira agrícola do país, na versão Lariat FX4, porém também foi avistada rodando na configuração Limited. Seja qual for a configuração, a caminhonete deve ser vendida com o motor 5.0 V8 aspirado que também equipa o Mustang, porém com 405 cv e 56,7 kgfm.
Mais do que confirmada, a Ford Ranger de nova geração já está rodando no Brasil em testes. A renovação já está disponível em outros países e a picape que será vendida por aqui será fabricada na Argentina. Vale lembrar que a nova geração do modelo foi feito em parceria com a Volkswagen, dando origem à nova Amarok também.
A nova geração da Ford Ranger terá a produção iniciada na Argentina em 2023 e já está circulando em território nacional quase sem disfarces nas versões XL, XLT e Limited, indicando que está próxima do lançamento. Não sabemos ainda quais os motores escolhidos para a versão latina e o mais provável é que utilize o 2.0 turbodiesel de quatro cilindros e o 3.0 V6 no lugar do 3.2 de cinco cilindros.
Em 2023, a Ford também deve apostar no lançamento de carros 100% elétricos. Um deles a chegar no ano que vem será o Mustang Mach-E, que já está sendo vendido nos EUA. Ele deve mirar principalmente em veículos como o Volvo XC40, que só é oferecido no Brasil com propulsão totalmente elétrica.
Seu anúncio não foi uma surpresa porque o SUV foi avistado rodando pelas ruas de São Paulo sem qualquer camuflagem, na versão GT com o pacote Performance Edition, que deve ser a configuração escolhida para o Brasil. São 487 cv e 87,6 kgfm de torque, sendo capaz de rodar por 418 km com uma única carga.
A Ford também apostará em 2023 em mais opções para a Transit, o único veículo comercial oferecido pela empresa no Brasil. Além das duas versões atuais, furgão e van de passageiros, o modelo deverá receber as opção de carroceria chassi cabine, além de ganhar transmissão automática a partir do ano que vem. Mas estas não são as únicas novidades para a Transit. O modelo ainda deve ganhar em 2023 uma variante totalmente elétrica, também já oferecida no mercado norte-americano. Chegará na versão furgão, com autonomia de 202 km e usa um motor de 269 cv.
Dos 10 carros que a Ford diz que trará ao Brasil em 2023, já confirmamos 7. Outros 3 ainda estão no campo das possibilidades. Mas uma de nossas apostas na renovação do Territory. O SUV importado da China deverá receber uma nova vida a partir do ano que vem.
O Ford Territory já foi flagrado no Brasil camuflado e rodando em testes. Na verdade, é um outro carro chamado Equator Sport, que tem chegado a alguns países com o nome do Territory. Seria uma alteração importante, considerando que o SUV, uma vez que ganharia a alternativa de ter 7 lugares.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Nova Ranger Super Duty vem aí: Ford divulga teaser e confirma estreia
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
Ford aumenta produção e contrata para fábrica da Ranger na Argentina
Black Friday GM: Onix e Tracker têm R$ 13 mil de desconto e taxa 0%
Ford apresenta Ranger Cabine Simples com chance de vir ao Brasil
"Vinte porcento das pessoas que experimentam a Amarok a compram"
CEO da Ford sobre inédita Ranger elétrica: 'será incrível e emocionante'