A Ford está lançando no Brasil novas versões da Transit. As novidades, que serão apresentadas ao público na Fenatran 2022, foram antecipadas nesta sexta-feira em seu Centro de Distribuição em Cajamar, SP. Para ampliar a gama, chega agora a versão elétrica enquanto a inédita versão com câmbio automático e a configuração chassi estarão disponíveis em 2023.
Os novos lançamentos mostram que a Ford seguirá apostando fortemente no segmento de veículos comerciais. No Brasil, em apenas um ano, a Transit já atingiu 12% de participação no segmento de vans de passageiros enquanto a versão Furgão conquistou 4% de participação de mercado.
Praticamente apenas 6 meses após ter sido lançada no mercado norte-americano e europeu, a e-Transit Elétrica já está no Brasil. Inicialmente, será oferecida em um programa para grandes frotistas - mediantes empréstimo. De acordo com a marca, este programa visa entender o tipo de uso, rotas, necessidades e padrões de recarga desses clientes, de modo a oferecer a melhor opção de negócio, ou seja, não estará disponível nas lojas.
Ford e-Transit 2023
Visualmente, a versão elétrica traz pequenas diferenças, como grade dianteira com acabamento azul, rodas de aço com calotas além dos emblemas e-Transit na carroceria. Utilizando a mesma carroceria da versão a diesel, tem a bateria instalada no assoalho e um desenho específico da suspensão, local onde está instalado o motor de tração.
Ford e-Transit 2023
A sua bateria de íons de lítio tem capacidade de armazenamento de 68 kW, o que possibilita alcançar autonomia máxima de 317 km (método WLTP) com apenas uma carga. Em relação ao carregamento, a van aceita potência de carregamento rápido de até 115 KW, o que permite dar uma carga de 80% na bateria em apenas 35 minutos. Nas redes AC, o carregamento pode ser feito com potência máxima de 11,5 KW, o que neste caso demandará 8 horas para a carga máxima.
Disponível inicialmente na versão furgão, seu motor elétrico tem potência de 198 kW (269 cv) e torque de 43,8 kgfm e tem entre os principais itens de série o assistente de partida em rampa, assistente de pré-colisão frontal, ESP, freio de estacionamento elétrico, assistente de cruzamento, câmera 360, seletor de marchas tipo E-Shifter, assistente de frenagem em ré e central multimídia com tela de 12".
De acordo com a Ford, um dos benefícios da versão elétrica é custo total de operação até 40% menor, reflexo do percentual de 86% a menos de peças de desgaste e o uso de energia elétrica ao invés de combustível fóssil.
Ford Transit com câmbio automático chega em 2023
Segunda novidade na linha Transit é a versão automática. Chegará ao mercado brasileiro no 1º semestre de 2023 como a primeira van com câmbio automático do país. A transmissão, da mesma família utilizada pelas picapes da marca nos Estados Unidos, tem 10 velocidades, conversor de torque e programação adaptativa de mudança em tempo real. A nova opção de câmbio estará disponível para as versões minibus, com 15 e 18 passageiros e vidrada, e na versão furgão longa com capacidade 12,4 m³.
Ford Transit Chassi 2023
Terceira apresentação do dia foi a Transit Chassi que estará disponível em nosso mercado no 2º semestre de 2023. De acordo com a Ford, esta configuração representa 40% do mercado de vans. Terá duas versões, sendo uma com PBT de 3.500 kg (que pode ser dirigida com habilitação tipo B) e a segunda com 4.700 kg de PBT. Entre outras aplicações, ela pode ser implementada como guincho-plataforma, ambulância, carga seca, baú refrigerado, baú carga seca e transporte volumétrico e de animais, com capacidade de carga de 1.400 kg até 2.600 kg.
Embora tenham sido mostradas, a Ford não divulgou os preços das novas versões.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ranking: veja os 20 carros mais vendidos dos EUA em 2024 até agora
Latin NCAP: Renault Kardian não alcança nota máxima em segurança
Ford Transit ganha versão chassi cabine por a partir de R$ 260 mil
Nissan pede que revendedores tenham paciência e compreensão diante da crise
Agrishow: Ford confirma estreia da Transit Chassi no segundo semestre
Veja quais foram os 50 carros mais vendidos do Brasil em novembro
Primeiras impressões Ford Transit automática: do jeito que deveria ser