Com cada vez mais marcas trazendo carros elétricos ou híbridos ao Brasil, a Ford tinha que se movimentar, principalmente agora que está preparando uma linha de VEs para os próximos anos. A fabricante diz que irá descarbonizar sua operação na América Latina, lançando três veículos eletrificados em 2023. Além da Maverick Hybrid, veremos também os elétricos Mustang Mach-E e o furgão E-Transit, ambas desembarcando também no ano que vem.

“Temos um portfólio empolgante e conectado, com tecnologias avançadas, e agora, com esses três produtos, aceleramos a eletrificação no Brasil e na América do Sul”, diz Daniel Justo, presidente da Ford América do Sul. A Maverick Hybrid será a primeira a desembarcar, já no início de 2023, importada do México. Em seguida será a vez do Mustang Mach-E, SUV elétrico baseado no cupê que já foi avistado em testes pelo Brasil há um tempo.

Lançado em 2020 nos Estados Unidos, o Ford Mustang Mach-E tem trazido resultados bem positivos para a marca em seu país de origem. Tanto é que teve que suspender as vendas por conta da quantidade de pedidos e chegou a registrar 4 mil unidades vendidas em um único mês, superando com facilidade as vendas do Mustang com motor a combustão.

Como é de praxe, a Ford não revela nada sobre como será o Mustang Mach-E para o Brasil, guardando as informações para uma outra oportunidade. Porém, temos algumas indicações de qual deve ser o plano da marca. O SUV elétrico tem rodado pelo país na versão GT com o pacote Performance Edition. Ela reduz um pouco a autonomia das baterias de 91 kWh, para que entregue 418 km, menos do que os 434 km do Mach-E GT normal. Em contrapartida, entrega mais desempenho, elevando o torque para 87,6 kgfm, mantendo a potência de 487 cv. Nesta configuração, a Ford diz que acelera de 0 a 96 km/h (60 mi/h) em 3,5 segundos, aproveitando a tração integral.

ford-mustang-mach-e---flagra-no-brasil

O Ford Mustang Mach-E está em testes no Brasil há tempos

Também é a versão mais cara, o que ajudará a justificar o preço alto que terá no Brasil. Conta com painel de instrumentos digital de 10,2”, central multimídia de 15,5” na vertical, faróis full-LED, sistema de som Bang e Olufsen com 10 alto-falantes, teto solar panorâmico, porta-malas com abertura por gesto, controle de cruzeiro adaptativo, câmera de 360°, banco do motorista com ajuste elétrico e muito mais.

O segundo veículo elétrico da Ford no Brasil será a E-Transit, furgão 100% elétrico apresentado em 2020. Como o nome diz, é a variante VE do furgão, com a mesma capacidade de carga, porém usando uma motorização eletrificada. Por enquanto, está disponível em três configurações: carga, plataforma e chassi-cabine. É capaz de carregar até 1.724 kg na versão de carga e 1.946 kg na variante chassi-cabine. Traz um único motor elétrico de 269 cv e 63,8 kgfm posicionado no eixo traseiro.

Conta com um conjunto de baterias de 67 kWh localizada sob a carroceria. Não é uma bateria muito grande, mas isto tem um motivo: a Ford quer priorizar a carga útil e não aumentar demais o preço final do furgão. É capaz de rodar somente 202 km por dia, o que é bem pouco quando consideramos um carro. Porém, a Ford justifica este valor dizendo que um furgão comercial roda somente 120 km por dia, em média (ao menos nos EUA, aqui pode ser bem diferente).


VEJA NO CANAL MOTOR1.COM

Envie seu flagra! flagra@motor1.com