Semana Motor1.com Especial: os maiores acontecimentos de 2022 (parte II)

Relembre quais foram os principais eventos que dominaram o setor automotivo no segundo semestre

Nesta segunda parte da edição especial de fim de ano do Semana Motor1.com, vamos relembrar os principais acontecimentos automotivos que ocorreram no segundo semestre de 2022. Começando com o lançamento da nova geração do Honda HR-V no mercado brasileiro.

Ao longo do segundo semestre, os hatches compactos mostraram força com as renovações tanto do Hyundai HB20 quanto do Volkswagen Polo. Logo após foi a vez de a Citroën apresentar o novo C3, com uma proposta inédita. Segundo SUV da Fiat, o Fastback começou a vender bem. Por último, mas não menos importante, o Volkswagen Gol permaneceu como um dos mais vendidos mesmo saindo de linha.

O novo Honda HR-V

Apresentada logo no começo do segundo semestre, a nova geração do Honda HR-V trouxe uma renovação completa. Já seguindo a linguagem visual global da marca por dentro por fora, o SUV nas imagens parece maior do que é, já que suas medidas se mantiveram praticamente idênticas às do modelo anterior.

Inicialmente, o novo Honda HR-V começou a ser vendido sempre com o motor 1.5 flex aspirado, que recebeu injeção direta de combustível. A opção 1.5 turbo foi lançada mais recentemente, pois passou a ser flex e entregar até 177 cv de potência. Ambos saem de fábrica com câmbio automático CVT.

A renovação dos hatches: Hyundai HB20 e VW Polo

Enquanto os SUVs estão dominando cada vez mais o cenário automotivo nacional, dois modelos mostraram que os hatches ainda têm força. Um deles foi o Hyundai HB20. O modelo trouxe uma renovação mais profunda e com visual mais elegante e anguloso.

Trata-se da linguagem visual global da marca, agora disponível na linha de entrada da Hyundai no Brasil. A traseira ainda trouxe uma lanterna inteiriça e os piscas deslocados para o parachoque. Por dentro, pode receber até painel digital. Na parte mecânica, o novo HB20 não mudou, ainda oferecendo o 1.0 aspirado de 80 cv ou o 1.0 turbo de 120 cv. O câmbio pode ser manual de 5 marchas ou automático de seis velocidades.

Pouco tempo depois, foi a vez da Volkswagen apresentar o Polo 2023. A reestilização do hatch acabou atrasando um ano em relação à Europa e o carro brasileiro não trouxe todas as alterações visuais de lá. O Polo perdeu os freios a disco traseiros e favor de tambores, mas ganhou uma cabine mais refinada e mais equipamentos de série para todas as versões, como faróis de LED por exemplo. A motorização ainda é a mesma: 1.0 aspirada, 1.0 turbo ou 1.4 turbo na versão GTS. Mas, para quem gosta de dirigir, as versões intermediárias turbo passaram a oferecer câmbio manual como opção, além do automático.

O novo Citroën C3

No final de agosto, foi a vez de a Citroën apresentar a sua cartada mais importante para o mercado brasileiro em 2022: o novo C3. O hatch é feito em Porto Real (RJ), ainda usando a plataforma CMP como o Peugeot 208. Anunciado como um "hatch com pegada SUV", a novidade trouxe um visual alto e quadradinho, o que ainda rendeu um bom aproveitamento de  espaço interno sem sacrificar o bagageiro.

Seu preços o colocaram de frente com as versões mais caras de modelos de entrada, como Renault Kwid e Fiat Mobi. No entanto, o C3 novo é maior e pode contar até com o veterano motor 1.6 da Peugeot aliado a um câmbio automático convencional de 6 marchas nos modelos mais caros. Entre os mais baratos, é usado o motor 1.0 FireFly de 3 cilindros compartilhado com o Fiat Argo e câmbio manual de 5 marchas, transmissão que também é opção com o 1.6.

O lançamento do Fiat Fastback

Chegando como o segundo SUV da Fiat e o terceiro carro premium da marca, o Fastback adotou uma proposta mais refinada e com um visual SUV cupê. Tudo isso montado sobre a base da plataforma MLA do Pulse. No entanto, o Fastback tem sempre motor turbo, seja 1.0, como o Pulse ou 1.3 emprestado do Jeep Reengade com até 185 cv. A transmissão no primeiro caso é CVT, enquanto o último tem câmbio automático convencional de 6 marchas.

Desde a versão de entrada, o Fastback já traz faróis e lanternas fullLEDs, freio de estacionamento elétrico, ar-condicionado automático, sistema multimídia com espelhamento sem fios, frenagem automática de emergência, alerta de saídas de faixa, farol-alto automático, chave presencial, câmera de ré, 4 airbags e controle de estabilidade. O bom pacote pelo preço já fez com que o SUV cupê da Fiat fosse o carro 0km mais buscado do Brasil em novembro.

Gol se despede em alta

Em 23 de dezembro, a última unidade do Volkswagen Gol deixou a linha de montagem de Taubaté (SP) após 42 anos de produção, sendo 27 deles como o carro mais vendido. Ainda assim, na parcial de vendas de dezembro, o hatch disputa carro a carro com a Fiat Strada para fechar o mês de dezembro como o mais emplacado.

A despedida do Gol foi marcada pelo lançamento da série especial Last Edition, com 1.000 unidades. Uma delas já está no museu da Volkswagen em São Bernardo do Campo (SP). A última unidade de fato, que fechou a linha de montagem (carro cinza da foto acima) foi vendida para uma locadora de veículos.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com