Com 28.640 veículos emplacados em novembro – quase 15% do total de 191.944 unidades registradas no Brasil no período -, o segmento de picapes perdeu 4,4% de suas vendas em relação ao mesmo período do ano passado (29.749). Na comparação com outubro (27.115), no entanto, houve uma reação de pouco mais de 5,6%. Mais uma vez, o desempenho de cada uma das categorias foi distinto.
Entre as picapes pequenas, por exemplo, a evolução geral nos últimos doze meses foi de quase 15%, impulsionada principalmente pela forte alta (+42%) da vice-líder Volkswagen Saveiro (2.975). Embora com avanço bem menor (+8%), a Fiat Strada (9.236) ultrapassou os 75% de participação de mercado, com incremento de quase 1,2 mil unidades em relação ao desempenho de outubro.
Picapes Pequenas |
|||||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2022 |
NOV/22 |
OUT/22 |
NOV/21 |
% NOV 22 |
% OUT 22 |
VARIAÇÃO NOV/OUT |
VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º |
FIAT STRADA |
103232 |
9236 |
8040 |
8534 |
75,62% |
64,39% |
14,88% |
8,23% |
2º |
VW SAVEIRO |
20398 |
2975 |
4447 |
2096 |
24,36% |
35,61% |
-33,10% |
41,94% |
3º |
CHEVROLET MONTANA |
17 |
1 |
0 |
8 |
0,01% |
0,00% |
- |
-87,50% |
4º |
EFFA K01 |
15 |
1 |
0 |
0 |
0,01% |
0,00% |
- |
- |
123662 |
12213 |
12487 |
10638 |
100,00% |
100,00% |
-2,19% |
14,81% |
Na faixa de cima, a Toyota Hilux (4.816), em seu melhor momento em 2022, liderou pelo 2º mês seguido e reduziu para menos de 2,5 mil unidades a sua desvantagem no acumulado para a Toro (3.473), que recuou mais de 41% em relação ao mesmo período do ano passado. Vale destacar que, em 2021, a diferença final a favor da representante da Fiat foi de quase 25 mil unidades.
Presença constante no pódio nos últimos anos, a Chevrolet S10 (1.404), em seu momento mais fraco desde janeiro graças a uma queda de praticamente 55%, foi superada – por bem pouco, é verdade – pela Renault Oroch (1.410). Na disputa acirradíssima pelo 5º lugar, vitória da Ford Ranger sobre a Mitsubishi L200 por apenas 32 unidades (1.284 x 1.252). Destaque para os modelos da Ram que, somados, conquistaram 720 consumidores.
Picapes Médias / Grandes |
|||||||||
POS. |
MODELO |
TOTAL 2022 |
NOV/22 |
OUT/22 |
NOV/21 |
% NOV 22 |
% OUT 22 |
VARIAÇÃO NOV/OUT |
VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º |
TOYOTA HILUX |
42827 |
4816 |
4203 |
4103 |
29,32% |
28,73% |
14,58% |
17,38% |
2º |
FIAT TORO |
45273 |
3473 |
2980 |
5918 |
21,14% |
20,37% |
16,54% |
-41,31% |
3º |
RENAULT OROCH |
10830 |
1410 |
1443 |
887 |
8,58% |
9,86% |
-2,29% |
58,96% |
4º |
CHEVROLET S10 |
23755 |
1404 |
1625 |
3103 |
8,55% |
11,11% |
-13,60% |
-54,75% |
5º |
FORD RANGER |
12709 |
1284 |
1403 |
1610 |
7,82% |
9,59% |
-8,48% |
-20,25% |
6º |
MITSUBISHI L200 |
14243 |
1252 |
1242 |
1407 |
7,62% |
8,49% |
0,81% |
-11,02% |
7º |
NISSAN FRONTIER |
7727 |
1108 |
602 |
1363 |
6,74% |
4,12% |
84,05% |
-18,71% |
8º |
VW AMAROK |
5125 |
774 |
432 |
583 |
4,71% |
2,95% |
79,17% |
32,76% |
9º |
RAM 3500 |
1752 |
304 |
266 |
0 |
1,85% |
1,82% |
14,29% |
- |
10º |
RAM CLASSIC |
248 |
207 |
41 |
0 |
1,26% |
0,28% |
404,88% |
#DIV/0! |
11º |
RAM 1500 |
1138 |
178 |
205 |
14 |
1,08% |
1,40% |
-13,17% |
1171,43% |
12º |
EFFA V21 |
661 |
75 |
74 |
47 |
0,46% |
0,51% |
1,35% |
59,57% |
13º |
FORD MAVERICK |
1255 |
62 |
40 |
39 |
0,38% |
0,27% |
55,00% |
58,97% |
14º |
EFFA V22 |
249 |
34 |
27 |
22 |
0,21% |
0,18% |
25,93% |
54,55% |
15º |
RAM 2500 |
908 |
31 |
23 |
13 |
0,19% |
0,16% |
34,78% |
138,46% |
16º |
JEEP GLADIATOR |
124 |
8 |
17 |
0 |
0,05% |
0,12% |
-52,94% |
- |
17º |
FORD F150 / F250 |
22 |
4 |
2 |
1 |
0,02% |
0,01% |
100,00% |
300,00% |
18º |
CHEVROLET SILVERADO |
23 |
2 |
2 |
1 |
0,01% |
0,01% |
0,00% |
100,00% |
19º |
TOYOTA TUNDRA |
2 |
1 |
1 |
0 |
0,01% |
0,01% |
0,00% |
- |
168871 |
16427 |
14628 |
19111 |
100,00% |
100,00% |
12,30% |
-14,04% |
Fonte: Fenabrave
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novas Chevrolet S10 e Spin 2025 chegam à Argentina por até R$ 360.000
Espanhóis chamam Mobi de "o Fiat Panda que queremos"
GM contratará 200 funcionários para fábrica da S10
BMW é a 1ª a montar híbrido plug-in no Brasil com o novo X5 PHEV
Chevrolet S10 2025 tem primeiro reajuste e fica mais cara em toda linha
Crise na Nissan deve levar à renúncia de chefe financeiro
Teste: Chevrolet S10 High Country 2025 melhorou tudo o que pôde