Com 28.640 veículos emplacados em novembro – quase 15% do total de 191.944 unidades registradas no Brasil no período -, o segmento de picapes perdeu 4,4% de suas vendas em relação ao mesmo período do ano passado (29.749). Na comparação com outubro (27.115), no entanto, houve uma reação de pouco mais de 5,6%. Mais uma vez, o desempenho de cada uma das categorias foi distinto.
Entre as picapes pequenas, por exemplo, a evolução geral nos últimos doze meses foi de quase 15%, impulsionada principalmente pela forte alta (+42%) da vice-líder Volkswagen Saveiro (2.975). Embora com avanço bem menor (+8%), a Fiat Strada (9.236) ultrapassou os 75% de participação de mercado, com incremento de quase 1,2 mil unidades em relação ao desempenho de outubro.
Picapes Pequenas | |||||||||
POS. | MODELO | TOTAL 2022 | NOV/22 | OUT/22 | NOV/21 | % NOV 22 | % OUT 22 | VARIAÇÃO NOV/OUT | VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º | FIAT STRADA | 103232 | 9236 | 8040 | 8534 | 75,62% | 64,39% | 14,88% | 8,23% |
2º | VW SAVEIRO | 20398 | 2975 | 4447 | 2096 | 24,36% | 35,61% | -33,10% | 41,94% |
3º | CHEVROLET MONTANA | 17 | 1 | 0 | 8 | 0,01% | 0,00% | - | -87,50% |
4º | EFFA K01 | 15 | 1 | 0 | 0 | 0,01% | 0,00% | - | - |
123662 | 12213 | 12487 | 10638 | 100,00% | 100,00% | -2,19% | 14,81% |
Na faixa de cima, a Toyota Hilux (4.816), em seu melhor momento em 2022, liderou pelo 2º mês seguido e reduziu para menos de 2,5 mil unidades a sua desvantagem no acumulado para a Toro (3.473), que recuou mais de 41% em relação ao mesmo período do ano passado. Vale destacar que, em 2021, a diferença final a favor da representante da Fiat foi de quase 25 mil unidades.
Presença constante no pódio nos últimos anos, a Chevrolet S10 (1.404), em seu momento mais fraco desde janeiro graças a uma queda de praticamente 55%, foi superada – por bem pouco, é verdade – pela Renault Oroch (1.410). Na disputa acirradíssima pelo 5º lugar, vitória da Ford Ranger sobre a Mitsubishi L200 por apenas 32 unidades (1.284 x 1.252). Destaque para os modelos da Ram que, somados, conquistaram 720 consumidores.
Picapes Médias / Grandes | |||||||||
POS. | MODELO | TOTAL 2022 | NOV/22 | OUT/22 | NOV/21 | % NOV 22 | % OUT 22 | VARIAÇÃO NOV/OUT | VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º | TOYOTA HILUX | 42827 | 4816 | 4203 | 4103 | 29,32% | 28,73% | 14,58% | 17,38% |
2º | FIAT TORO | 45273 | 3473 | 2980 | 5918 | 21,14% | 20,37% | 16,54% | -41,31% |
3º | RENAULT OROCH | 10830 | 1410 | 1443 | 887 | 8,58% | 9,86% | -2,29% | 58,96% |
4º | CHEVROLET S10 | 23755 | 1404 | 1625 | 3103 | 8,55% | 11,11% | -13,60% | -54,75% |
5º | FORD RANGER | 12709 | 1284 | 1403 | 1610 | 7,82% | 9,59% | -8,48% | -20,25% |
6º | MITSUBISHI L200 | 14243 | 1252 | 1242 | 1407 | 7,62% | 8,49% | 0,81% | -11,02% |
7º | NISSAN FRONTIER | 7727 | 1108 | 602 | 1363 | 6,74% | 4,12% | 84,05% | -18,71% |
8º | VW AMAROK | 5125 | 774 | 432 | 583 | 4,71% | 2,95% | 79,17% | 32,76% |
9º | RAM 3500 | 1752 | 304 | 266 | 0 | 1,85% | 1,82% | 14,29% | - |
10º | RAM CLASSIC | 248 | 207 | 41 | 0 | 1,26% | 0,28% | 404,88% | #DIV/0! |
11º | RAM 1500 | 1138 | 178 | 205 | 14 | 1,08% | 1,40% | -13,17% | 1171,43% |
12º | EFFA V21 | 661 | 75 | 74 | 47 | 0,46% | 0,51% | 1,35% | 59,57% |
13º | FORD MAVERICK | 1255 | 62 | 40 | 39 | 0,38% | 0,27% | 55,00% | 58,97% |
14º | EFFA V22 | 249 | 34 | 27 | 22 | 0,21% | 0,18% | 25,93% | 54,55% |
15º | RAM 2500 | 908 | 31 | 23 | 13 | 0,19% | 0,16% | 34,78% | 138,46% |
16º | JEEP GLADIATOR | 124 | 8 | 17 | 0 | 0,05% | 0,12% | -52,94% | - |
17º | FORD F150 / F250 | 22 | 4 | 2 | 1 | 0,02% | 0,01% | 100,00% | 300,00% |
18º | CHEVROLET SILVERADO | 23 | 2 | 2 | 1 | 0,01% | 0,01% | 0,00% | 100,00% |
19º | TOYOTA TUNDRA | 2 | 1 | 1 | 0 | 0,01% | 0,01% | 0,00% | - |
168871 | 16427 | 14628 | 19111 | 100,00% | 100,00% | 12,30% | -14,04% |
Fonte: Fenabrave