Apesar das opiniões divididas e de toda a polêmica gerada desde a apresentação do conceito, a BMW parece estar bastante satisfeita com o design do XM 2023. Em entrevista concedida recentemente, Oliver Zipse, presidente da montadora, disse que a nova linguagem de design 'extravagante' adotada em alguns modelos veio para ficar e será usada também em lançamentos futuros.

De acordo com Zipse, projetos considerados controversos - como a dupla M3/M4 e o próprio XM - cumprem a função de atrair novos clientes e ajudar a empresa a crescer. “Se você quiser ter um design moderno e futurista, você automaticamente terá ousadia e, claro, nós queremos isso. Isso não significa que as pessoas não vão comprá-lo e, claro, queremos começar uma discussão sobre 'o que eles estão fazendo aqui?' Vemos muito disso com o XM. Há muitas discussões, mas quase todo mundo adorou.”

Galeria: BMW XM 2023

Zipse também revelou que a nova estratégia da marca - design controverso para chamar atenção e atrair mais clientes - foi desenvolvida a partir de uma análise feita após o lançamento do Série 7 E65, projetado por Chris Bangle. Embora não tenha sido bem recebido inicialmente, o modelo facilmente superou o antecessor E38, de design mais elegante. A BMW acredita que controvérsias do tipo geram resultado colocando o nome da marca nas manchetes.

"Eu quero controvérsia. Se não tivermos controvérsia, eu já sei que é muito fácil. No design inicial, se você não tem controvérsia, esse é o erro que você comete. Da controvérsia, você obtém engajamento. Você faz com que as pessoas pensem sobre isso e pensem em alternativas", completou.

Goste ou não, a nova linguagem de design controversa da BMW não é um problema, mas sim parte dos planos da empresa. Para clientes adeptos de uma abordagem mais tradicional, o portfólio terá opções como o Série 3 e o Série 5. Já para os consumidores mais ousados, a marca garante que continuará oferecendo designs exóticos e polarizadores.

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