Apesar do avanço da eletrificação sobre a indústria e da ameaça à sobrevivência dos conjuntos mecânicos tradicionais, o câmbio manual continuará tendo espaço dentro da BMW pelos próximos anos. Pelo menos foi o que garantiu o chefão da divisão esportiva a M, Frank van Meel. Durante entrevista concedida recentemente, o executivo afirmou que a configuração de três pedais seguirá como opção dentro da gama até o final da década.

A declaração foi dada ao colegas da CarBuzz no BMW M Festival, durante o Circuito do Grande Prêmio de Kyalami, na África do Sul. Foi lá que, quando questionado, o executivo acalmou os consumidores de perfil mais puristas com a resposta dada. "O manual, infelizmente, não é mais tão difundido. Está mais nos segmentos do M2, M3 e M4. Para esses carros continuamos oferecendo o manual e assim será por muito tempo até o final desta década", disse.

Galeria: BMW M2 (2023)

Aparentemente, petições online e campanhas de fãs pedindo a diferentes montadoras para salvar o câmbio manual parecem ter surtido efeito. Timo Resch, vice-presidente de clientes, marcas e vendas da BMW M, acrescentou que a empresa tem "clientes fazendo petições online e votando e praticamente pedindo que mantenhamos o manual". Os esforços virtuais, ao que tudo indica, tem dado resultado.

Ainda assim, não foi fácil convencer os executivos da BMW sobre a continuidade das transmissões manuais. O próprio Resch disse que os engenheiros questionaram o porquê de manter caixas do tipo em linha se as automáticas são mais rápidas e eficientes. A ordem veio do departamento de marketing, que disse: “Os fãs pediram por isso”.

Prova disso está na nova geração do M2, equipado com câmbio manual de 6 marchas e considerado o último da família sem nenhum tipo de eletrificação.

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