Considerado um dos lançamentos mais aguardados do calendário da BMW neste ano, o SUV XM 2023 acaba de ser oficialmente apresentado. Desenvolvido pela divisão esportiva M (o primeiro desde o emblemático M1), o modelo estreia com destaque dentro do portfólio e posicionamento de topo sobre os demais integrantes da família X. O design polarizador é o principal chamariz, mas o conjunto mecânico também não deixa de impressionar.
Por fora, as semelhanças com o conceito apresentado em 2021 são inegáveis. Na prática, o XM de produção manteve exatamente as formas gerais do protótipo (seja para o bem, seja para o mal), com dianteira formada por faróis divididos e integrados ao para-choque. Já a traseira tem lanternas inspiradas nos irmãos X4 e X6, bem estreitas e divididas pela tampa do porta-malas. Destaque ainda para as rodas de 23 polegadas - as maiores já oferecidas de série pela BMW em um veículo de produção.
O XM é ainda primeiro veículo legitimamente M equipado com conjunto mecânico híbrido PHEV. O propulsor 4.4 V8 biturbo a gasolina, identificado pelo codinome S68, desenvolve 490 cv de potência e 66,2 kgfm de torque. Por sua vez, o motor elétrico entrega 197 cv e acompanha bateria de 25,7 kWh. Juntos, entregam potência combinada de 653 cv e torque de 81,5 kgfm. O câmbio é M Steptronic de 8 marchas, com tração integral M xDrive.
Dados de fábrica indicam aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 4,3 segundos e velocidade máxima limitada de 250 km/h (ou 270 km/h com o pacote opcional M Driver). A BMW diz ainda que e possível rodar a velocidade de até 140 km/h e percorrer cerca de 50 km usando apenas no modo elétrico. Em termos de carregamento, o sistema M Hybrid suporta até 7,4 kW, o que proporcional carga completa em pouco mais de três horas.
O XM 2023 pesa aproximadamente 2.750 kg (distribuídos quase na proporção 50:50), sendo considerado o BMW de produção mais pesada já feita. Não é nada surpreendente levando em conta o enorme motor V8, o propulsor elétrico, a bateria e dimensões generosas: 5.110 milímetros de comprimento, 2.005 mm de largura e 1.755 mm de altura. A distância entre-eixos de 3.105 mm é a mesma X7, mas o XM acomoda apenas cinco pessoas.
Na cabine, há generosas inserções de couro Vintage Coffee Merino combinado com couro Soft Nappa, além de outros materiais da mais alta qualidade. Destaque ainda para os mais de 100 LEDs que produzem variados efeitos de luz com base no modo de condução selecionado. O pacote tecnológico inclui ainda telas digitais, central iDrive 8, head-up como padrão e a mais ampla gama de sistemas de assistência ao motorista já instalados em um BMW.
O XM entrará em produção antes do final deste ano na fábrica de Spartanburg, na Carolina do Sul, nos Estados Unidos. O preço inicial no mercado norte-americano será de US$ 159.000 (cerca de R$ 855.000 numa conversão direta). Em 2023, será lançada a versão XM Red Label, limitada e com potência de 745 cv e 101,6 kgfm de torque. Custará US$ 185.000 (R$ 995.000).
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