À venda por 46 anos, o Ford Fiesta é um dos ícones do segmento de carros compactos. Teve sete gerações e foi além da carroceria hatch, com versões sedã e até mesmo uma minivan. Parece que os compactos estão perdendo espaço no mundo automotivo, segundo uma reportagem da revista britânica Auto Express. A publicação diz que a Ford está prestes a anunciar o fim da produção do Fiesta.
Citando fontes ligadas à empresa, a Auto Express descobriu que a Ford irá informar algumas fornecedoras que a produção do Fiesta será encerrada em meados do ano que vem. Quando procurada pela revista, a fabricante recusou-se a comentar sobre o possível fim do compacto: "Estamos acelerando nossos esforços para ser totalmente elétricos e, assim, rever nosso portfólio de veículos de acordo com nossa estratégia de negócios. Não iremos comentar sobre especulações e iremos divulgar mais informações nos próximos meses."
O Fiesta ainda é produzido em Colônia (Alemanha), onde a Ford planeja montar carros elétricos com a plataforma MEB do Grupo Volkswagen. É um destino diferente do Puma, um pequeno utilitário que substituiu o EcoSport na Europa e usa a mesma plataforma que o Fiesta. Ao contrário do hatch, o Puma ganhará uma versão elétrica em 2024, a ser montada em Craiova (Romênia), junto com a variante com motor a combustão.
A Ford já simplificou a linha do Fiesta recentemente, acabando com a versão de duas portas, ecoando as alterações feitas por concorrentes como Volkswagen e Stellantis. O hatches de duas portas tem perdido espaço nas vendas há anos por serem menos práticos.
A Auto Express cita Stuart Rowley, chefe de transformação e qualidade da Ford Europa, que teria dado dicas de que o Fiesta poderia retornar um dia: "Este não é o fim da jornada. Iremos vender apenas carros elétricos a partir de 2030. Estamos ansiosos para desenvolver planos para o futuro."
Mais de 16 milhões de Fiestas foram vendidos desde o seu lançamento original em 1976, fazendo com que seja um dos produtos mais vendidos da Ford de todos os tempos. A sétima geração ganhou uma reestilização no ano passado, recebendo faróis LED matrix e um pouco mais de torque para a versão ST. Parece que estas mudanças não foram o suficiente para aumentar as vendas, em um mercado cada vez mais obcecado por SUVs.
No Brasil, o Fiesta saiu de linha em 2019. Era produzido em São Bernardo do Campo (SP), mas começou a perder espaço quando o novo Ka chegou às lojas, com tamanho bem próximo e os mesmos motores, porém custando menos. Para piorar, começaram a aparecer os problemas com o câmbio automatizado Powershift, o que gerou uma imagem negativa para o hatch.
O Fiesta não será o único clássico da Ford a dar adeus em breve. A própria Ford confirmou que o Focus não terá uma nova geração e sairá de linha em 2025.
Fonte: Auto Express
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