Ford aposentará Fiesta na Europa por falta de espaço para elétricos
Final da produção na Alemanha ocorrera em 7 de julho
Em outubro do ano passado, a Ford já tinha avisado que encerraria a produção do Fiesta para o mercado europeu. Agora, o Autocar confirmou que as últimas unidades do hatch deixarão a linha de montagem em 7 de julho. O modelo atualmente é feito na fábrica de Colônia, na Alemanha, que se dedicará a outras atividades.
As duas unidades finais do Ford Fiesta ficarão com a própria montadora. Uma será integrada à frota de modelos históricos da marca, sediada na própria cidade de Colônia. O outro será enviado para a frota histórica da Ford no Reino Unido. O Fiesta tem uma história Ford por lá, onde sempre esteve no Top 10 dos mais vendidos do país desde 1976, sendo o líder de 2009 a 2020, recorde que ainda não foi batido por outro carro. Com o fim da produção, será encerrada uma história de 47 anos do modelo na Europa, onde teve oito gerações.
Galeria: Ford Fiesta 2022
Em entrevista, Martin Sander, gerente geral da divisão de elétricos da marca, a Ford Model E, afirmou que a empresa "precisa de espaço na fábrica" de Colônia para a produção de um novo modelo elétrico de alto volume. Essa produção ficará concentrada na linha de montagem alemã e, por conta disso, a Ford decidiu encerrar a história longeva do Fiesta.
O fim do Fiesta também marcará o fim da produção de motores de combustão em uma das fábricas mais importantes da Ford fora dos Estados Unidos. O complexo em Colônia será transformado em um Centro de Eletrificação, onde será fabricado um novo SUV médio totalmente elétrico a partir do ano que vem. A Ford quer atingir a marca de 1,2 milhão de veículos elétricos produzidos nesta fábrica dentro dos próximos seis anos. A produção do motor 1.0 EcoBoost turbo de três cilindros, por sua vez, será transferida para a fábrica de motores em Craiova.
Primeira geração do Ford Fiesta foi lançada em 1976 na Europa
O Ford Fiesta original foi lançado em 1976 e mais de 18 milhões de unidades do hatchback foram construídas e entregues em todo o mundo desde então. O Fiesta foi fabricado em pelo menos 13 países diferentes ao redor do mundo, incluindo o Reino Unido, Espanha, México, Argentina, Brasil, África do Sul, e mais.
Fonte: Autocar
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Motorista americano transforma Ford Fiesta em um ultra-compacto
Novo Duster vira carro de rali com conceito Dakar
Vendas: Fiesta volta à liderança no Reino Unido após quase 2 anos
Chevrolet Silverado chega à Argentina em versão que não temos
Semana Motor1.com: Tiggo 8 Max Drive, Tucson de volta, HR-V Turbo e mais
Aguardado no Brasil, Omoda C5 muda visual e vira Chery Tiggo 5x na China
Ford se despede do Fiesta com vídeo emocionante após 47 anos de mercado