Com 31.984 emplacamentos em setembro – 17,7% dos 180.424 veículos registrados no mês passado -, o segmento de picapes apresentou uma evolução de 15,2% frente ao mesmo período do ano passado (27.775). Na comparação com as 33.287 unidades de agosto, entretanto, houve uma queda de quase 4%. Assim como em agosto, o desempenho de cada categoria foi bastante distinto.
As vendas de picapes pequenas, por exemplo, mais do que dobraram nos últimos doze meses. Próxima dos 70% de market share, a Fiat Strada foi a preferida por 9.894 unidades. O grande destaque, no entanto, foi a Saveiro: com 4.608 unidades, a representante da VW não tinha resultado tão positivo desde julho de 2015 (5.683).
Picapes Pequenas | |||||||||
POS. | MODELO | TOTAL 2022 | SET/22 | AGO/22 | SET/21 | % SET 22 | % AGO 22 | VARIAÇÃO SET/AGO | VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º | FIAT STRADA | 85956 | 9894 | 14145 | 5772 | 68,22% | 83,29% | -30,05% | 71,41% |
2º | VW SAVEIRO | 12976 | 4608 | 2836 | 1389 | 31,77% | 16,70% | 62,48% | 231,75% |
3º | CHEVROLET MONTANA | 16 | 1 | 1 | 29 | 0,01% | 0,01% | 0,00% | -96,55% |
|
| 98948 | 14503 | 16982 | 7190 | 100,00% | 100,00% | -14,60% | 101,71% |
Já entre as picapes médias e grandes, nova liderança da Toro. O modelo da Fiat, entretanto, perdeu mais de 1/3 de seus consumidores e viu cair para menos de 200 unidades a sua vantagem sobre a Toyota Hilux (4.335 x 4.163), inferior à já registrada em agosto. A Chevrolet S10 (2.408) novamente completou o pódio com a maior queda entre as três primeiras (-43%).
Revigorada pela motorização turbo na versão top de linha, a Renault Oroch (1.641) chegou ao 3º mês seguido acima dos mil emplacamentos, subindo duas posições graças ao seu melhor desempenho no ano e assegurando pouco mais de 200 unidades de vantagem sobre a Mitsubishi L200 (1.429) na disputa pelo 4º lugar. Nona, a Ram 3500 assegurou seu novo recorde de vendas (441).
Picapes Médias / Grandes | |||||||||
POS. | MODELO | TOTAL 2022 | SET/22 | AGO/22 | SET/21 | % SET 22 | % AGO 22 | VARIAÇÃO SET/AGO | VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º | FIAT TORO | 38820 | 4335 | 4290 | 6851 | 24,80% | 26,31% | 1,05% | -36,72% |
2º | TOYOTA HILUX | 33808 | 4163 | 3979 | 4395 | 23,81% | 24,40% | 4,62% | -5,28% |
3º | CHEVROLET S10 | 20727 | 2408 | 2115 | 4233 | 13,77% | 12,97% | 13,85% | -43,11% |
4º | RENAULT OROCH | 7977 | 1641 | 1134 | 517 | 9,39% | 6,95% | 44,71% | 217,41% |
5º | MITSUBISHI L200 | 11749 | 1429 | 1284 | 1276 | 8,17% | 7,87% | 11,29% | 11,99% |
6º | FORD RANGER | 10023 | 1328 | 1371 | 1349 | 7,60% | 8,41% | -3,14% | -1,56% |
7º | NISSAN FRONTIER | 6017 | 674 | 600 | 1184 | 3,86% | 3,68% | 12,33% | -43,07% |
8º | VW AMAROK | 3919 | 621 | 719 | 501 | 3,55% | 4,41% | -13,63% | 23,95% |
9º | RAM 3500 | 1182 | 441 | 225 | 0 | 2,52% | 1,38% | 96,00% | - |
10º | RAM 1500 | 755 | 148 | 174 | 49 | 0,85% | 1,07% | -14,94% | 202,04% |
11º | RAM 2500 | 854 | 89 | 107 | 131 | 0,51% | 0,66% | -16,82% | -32,06% |
12º | EFFA V21 | 512 | 85 | 60 | 73 | 0,49% | 0,37% | 41,67% | 16,44% |
13º | FORD MAVERICK | 1153 | 55 | 161 | 0 | 0,31% | 0,99% | -65,84% | - |
14º | JEEP GLADIATOR | 99 | 35 | 55 | 0 | 0,20% | 0,34% | -36,36% | - |
15º | EFFA V22 | 188 | 24 | 28 | 25 | 0,14% | 0,17% | -14,29% | -4,00% |
16º | FORD F150 / F250 | 16 | 3 | 1 | 1 | 0,02% | 0,01% | 200,00% | 200,00% |
17º | CHEVROLET SILVERADO | 19 | 1 | 2 | 0 | 0,01% | 0,01% | -50,00% | - |
|
| 137818 | 17480 | 16305 | 20585 | 100,00% | 100,00% | 7,21% | -15,08% |
Fonte: Fenabrave