A última semana foi repleta de lançamentos e confirmações para o mercado brasileiro. Desde modelos mais acessíveis até motos mais baratas, teve opção para todo mundo. Estreia mais importante da Citroën nos últimos anos, novo C3 desembarca no Brasil com nova missão. O “Ano das Picapes” da Chevrolet será em 2023 com lançamento da nova Montana e da Silverado para 2023, enquanto S10 ganhará nova versão.

Além disso, o novo Honda Civic Type R teve confirmada a ficha técnica mostrando que o esportivo passará dos 300 cv e será mais potente que o Toyota GR Corolla Hatch. Nova VW Amarok 2023 para o Brasil aparece pronta, mas visual praticamente não vai mudar. por último, a Honda apresentou a linha 2023 para a CG 160 Start, a mais barata da linha.

Novo Citroën C3 começa a ser produzido no Brasil

Citroën C3 2023


Nesta semana não há dúvidas que o grande destaque foi o novo Citroën C3 2023, nova geração do hatch compacto que foi relançado no Brasil com proposta totalmente diferente. Se antes ele vinha como um hatch compacto premium, agora ele aposta no custo x benefício, mirando nas versões mais caras de Renault Kwid e Fiat Mobi e também em modelos como Chevrolet Onix, Hyundai HB20 e outros hatches compactos.

Feito com base na plataforma CMP, o novo Citroën C3 tem a mesma plataforma do Peugeot 208, sendo o primeiro modelo da Stellantis a ser feito no Brasil com essa base. Não se engane com o estilo de hatch altinho parecido com o Kwid, pois o novo C3 é maior: tem 3,98 metros de comprimento e 2,54 metros de entre-eixos, contra 3,68 metros e 2,42 metros do Kwid. Ou seja, um é hatch compacto e outro subcompacto e acabam se cruzando mesmo apenas em relação a preços. Tem até porta-malas com 315 litros de capacidade, maior até que do Fiat Argo com seus 275 litros.

O C3 terá duas opções de motores. As versões mais baratas terão o 1.0 aspirado Firefly, de 3 cilindros, que rende até 75 cv e 10,7 kgfm de torque, sempre com câmbio manual de 5 marchas. Já os modelos mais caros terão à disposição o conhecido 1.6 EC5, também aspirado e com até 120 cv e 15,7 kgfm. No caso da transmissão, há tanto um câmbio manual de 5 marchas ou um automático de 6 posições.

Chevrolet confirma Montana e Silverado em 2023; S10 terá nova versão

Chevrolet Montana 2023 - Testes de desenvolvimento

A Chevrolet confirmou o lançamento da nova geração da Montana, que será radicalmente diferente do modelo anterior. A ruptura em termos de design será completa (bem longe do desenho controverso emprestado do Agile), assim como a proposta geral e o posicionamento de mercado. Além de maior, a nova picape será mais espaçosa e oferecida sempre com cabine dupla. A GM confirmou ainda no mês passado que ela terá motor turbo e que vai surpreender no consumo.

Falando de outra novidade, a Chevrolet afirmou que a ampla gama da S10 ganhará uma nova versão. Hoje, a picape conta com as configurações LS, LT, Z71, LTZ e High Country. Resta saber qual será a nova versão, que ainda é um mistério. A certeza é que ela deverá ser a última novidade da picape atual, já que a S10 já aguarda uma nova geração que será baseada na recém-lançada Colorado americana.

Anote aí também: a GM voltará a atuar entre as picapes grandes com o retorno da Silverado, que virá importada dos Estados Unidos. A missão é brigar diretamente com a RAM 1500, que domina sozinho hoje esse segmento no Brasil e também com a futura Ford F-150, que chega em 2023. 

Novo Honda Civic Type R, que vem ao Brasil em 2023, terá 330 cv

Honda Civic Type R 2023

É oficial: o novo Honda Civic Type R terá nada menos que 330 cv de potência, o que significa que ele será 20 cv mais potente que a geração anterior. E cvaso você não saiba, a nova geração do esportivo japonês será vendida no Brasil a partir do ano que vem.

Além de vir mais forte que a geração anterior, uma evolução natural e já esperada, o destaque é que o novo Civic Type R vai brigar no mercado brasileiro com o novo Toyota GR Corolla Hatch, este também confirmado para ser vendido por aqui. O esportivo da Honda é mais potente: seu 2.0 turbo rende 330 cv de potência contra 304 cv do 1.6 turbo três cilindros do hot hatch da Toyota.

Falando do Civic Type R, a Honda não revelou dados de desempenho, mas destaca que o torque máximo de 42,8 kgfm estará disponível relativamente cedo, entre 2.600 rpm e 4.000 rpm. Além disso, o modelo terá câmbio manual de 6 marchas.

Flagra mostra "nova" VW Amarok 2023 pronta para lançamento; o que muda?

Nova Volkswagen Amarok 2023. Novos para-choque, grade e faróis

Lembra quando a Volkswagen afirmou que não receberíamos a segunda geração da Amarok? Pois é, apesar disso, a marca havia prometido que daria uma boa atualizada no visual da picape vendida aqui na América do Sul, o que inclui o Brasil. Mas essa vai só chegar em 2024. Enquanto isso não acontece, a nova Amarok 2023 foi flagrada na Argentina numa gravação de comercial, revelando alguns detalhes.

De autoria do leitor Alex Jota, as imagens de flagra da picape em gravações mostra que seu lançamento está próximo. Também confirmou o que já esperávamos: a nova Volkswagen Amarok 2023 feita na Argentina terá mínimas alterações visuais, ao menos nesse primeiro momento antes daquela reestilização programada para 2024. Podemos ver que ela tem novos pneus e uma nova cor azul chamada de Atlantic Blue, um tom mais escuro do que era ofertado hoje no Brasil. Em resumo, a Amarok 2023 deverá manter o mesmo visual da atual.

Honda CG 160 Start 2023: veja o preço e o que muda na versão mais barata

Honda CG 160 Start 2023. Estática, lateral direita, dianteira

A Honda lançou nesta semana a CG 160 Start 2023, pouco mais de duas semanas depois de revelar as outras versões da linha 2023. Para quem não está muito ligado no mundo das motos, a CG Start é a mais básica da linha e assim como as demais versões trouxe como novidade uma nova cor Azul Perolizada.

A nova tonalidade azul entra no lugar da Cinza Metálica, assim a CG de entrada conta com três cores disponíveis no total: Azul Perolizada, Vermelha e Preta – essas duas últimas com acabamento sólido. Vale lembrar que na versão Start você escolhe apenas a cor do tanque de combustível, pois as demais peças da moto são pintadas de preto. A má notícia é que a CG 160 Start 2023 não escapou dos aumentos de preços: teve um aumento de R$ 370. Com isso, a moto custa agora R$ 12.650, sem frete.

VEJA MAIS NO CANAL DO MOTOR1.COM

Envie seu flagra! flagra@motor1.com