Oficial: Honda Civic Type R 2023 será mais potente que o Toyota GR Corolla

Versão para os EUA terá "apenas" 319 cv, contra os 330 cv do modelo japonês. Ainda assim, supera os 304 cv do rival

Pouco depois de informações vazarem no Japão, a Honda fala um pouco mais sobre o Civic Type R 2023, revelando alguns detalhes sobre sua mecânica. Ainda não temos todos os dados, como por exemplo a aceleração de 0 a 100 km/h, mas ao menos temos a confirmação de que tem um 2.0 turbo de quatro cilindros, gerando 319 cv e 42,8 kgfm de torque - indicando que a versão para os EUA será um pouco menos potente que os 330 cv da variante japonesa.

Mesmo que a o Honda Civic Type R 2023 para os EUA seja menos potente que o modelo global, ainda é mais que a geração anterior na versão norte-americana. O motor é o mesmo, mas tem 9 cv e 2 kgfm a mais do que os 310 cv e 40,8 kgfm do modelo antigo. A Honda enfatiza que esta preparação foi feita para deixar o carro melhor nas ruas. O torque máximo está disponível relativamente cedo, entre 2.600 rpm e 4.000 rpm. O turbocompressor foi atualizado com novas lâminas otimizadas que criam uma pressão maior, com um alcance maior e mais eficiência. Todos os gases são expelidos por um exaustor mais largo e reto, contando com uma válvula ativa que deixa mais gases (e ronco) escapar do sistema.

O que isto significa em termos de performance? Infelizmente, a Honda ainda não quer falar a respeito, embora tenha revelado anteriormente que o Type R tem o recorde para carros de tração dianteira em Suzuka (Japão). Fez um tempo de volta de 2 minutos e 23,1 segundos, superando a geração anterior do hatch, que marcou 2 minutos e 23,9 segundos. Assim como o aumento de potência, pode não parecer muita coisa. Porém, reduzir quase um segundo em Suzuka requer mais do que apenas 9 cv a mais.

A Honda nos diz que o novo Type R é um pouco mais longo e largo do que seu predecessor. Seu entre-eixos é 35 milímetros mais longo e a largura dianteira é 25 mm mais longa, enquanto a traseira é 19 mm maior. A suspensão ganhou um novo ajuste e as rodas de 19" usam pneus Michelin Pilot Sport 4S, ao invés dos compostos da Continental do modelo antigo.

A fabricante não quer falar nem mesmo sobre o peso do hatchback. A geração anterior pesava entre 1.380 kg e 1.390 kg, dependendo da versão e do mercado. Os documentos vazados no Japão apontam que o novo Type R pesa 1.430 kg. No caso da variante norte-ameircana, espera-se que esteja algo entre 1.400 kg e 1.450 kg.

Conhecemos o novo Type R visualmente em julho, quando foi revelado oficialmente. Não fugiu muito da fórmula usada na geração passada, pegando a identidade de design do sedã e elevando ao extremo, com um para-choque dianteiro mais agressivo e uma asa traseira. O interior terá uma combinação de vermelho e preto no acabamento e, ao menos por enquanto, será sempre manual de 6 marchas. Terá um modo de condução R+ e um modo individual, para quem for levar o carro para as pistas, trazendo até um sistema chamado Honda LogR que monitora e guarda a telemetria do veículo.

Os preços ainda não foram divulgados, mesmo que o lançamento esteja previsto para acontecer até novembro no mercado global. No caso do Brasil, ainda teremos que esperar muito mais, pois o esportivo foi confirmado para 2023.

Desembarcará no país para enfrentar o Toyota GR Corolla, revivendo o segmento de hot hatches no país. O Corolla também está confirmado para 2023 no Brasil, e tem um motor 1.6 turbo de três cilindros, o mais potente do mundo, com 304 cv e 37,7 kgfm de torque.

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