Depois de aproximadamente quatro anos de mercado, a atual geração do Hyundai Santa Fe caminha para logo mais passar o bastão para linhagem sucessora. O desenvolvimento do SUV de quinta geração já está com projeto bastante adiantado e não deve demorar para ser concluído. Prova disso pôde ser vista recentemente através de protótipo flagrado em testes já com carroceria definitiva.

As imagens revelam pouco (veja detalhes na galeria abaixo), mas o suficiente para permitir a elaboração das primeiras projeções. Nesta renderização, publicada pelo site The Korean Car Blog, fica evidente a ruptura completa com o Santa Fe atual e a adoção da nova identidade estética da Hyundai. As linhas serão bem mais retas, marcantes e chamativas - há quem aponte até semelhanças com o Land Rover Defender.

Galeria: Flagra Hyundai Santa Fe de quinta geração na Coreia do Sul

Na dianteira, os faróis terão formato retangular e assinatura em LEDs na mesma pegada. A grade contará com filetes horizontais em tom acinzentado, enquanto o para-choque mesclará elementos na cor da carroceria com superfícies escuras em contraste. Destaque ainda para o capô reto e o nome Santa Fe gravado nas bordas (bem ao estilo dos modelos da Land Rover).

Em termos de porte, são esperados ganhos importantes e maior distanciamento em relação à nova geração do Tucson. Na versão alongada LWB, por exemplo, o modelo é apenas 1 cm mais curto que o Santa Fe atual.

No interior, são esperados avanços importantes em termos de ergonomia e sofisticação. Materiais de diferentes tipos serão usados na composição de todo o habitáculo, passando ao consumidor maior sensação de refinamento e esmero. Haverá ainda telas digitais com superfícies sensíveis ao toque, bancos com design mais anatômico e espaço interno ampliado (especialmente para os passageiros da terceira fileira de assentos).

Hyundai Santa Fe XRT 2022
Hyundai Santa Fe XRT 2022

Sob o capô, as mudanças serão no sentido da eletrificação. A promessa da Hyundai é ampliar a oferta de versões híbridas e acompanhar os avanços da concorrência nesse quesito. A meta será recuperar o terreno perdido nos últimos anos e fazer o Santa Fe novamente alcançar bons números. Em 2021, por exemplo, o modelo vendeu menos que o Palisade, que é maior e custa bem mais caro. 

VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com