Os dias da Lamborghini fabricando apenas carros com motores a combustão estão contados. A previsão é de que a marca comece a adotar a eletrificação em seus modelos esportivos no final deste ano. Já foi confirmado que os substitutos de Huracan, Aventador serão híbridos, assim como o futuro facelift do SUV Urus. Tudo será eletrificado até 2024, mas o primeiro elétrico de fato levará mais tempo.

Em uma entrevista à revista britânica Autocar no início do ano, o CEO da Lamborghini Stephan Winkelmann anunciou que o primeiro elétrico da marca será lançado em 2028 com uma configuração de 2+2 assentos. A revista britânica especulava na época que seria um crossover menor que o Urus. Dado seu layout interior, deveria servir como um sucessor espiritual do Urraco, o último 2+2 vendido pela empresa e que ficou em linha entre 1972 e 1979 após menos de 800 unidades comercializadas.

Projeção - Lamborghini crossover elétrico (2028)

Decidimos usar nossa bola de cristal e tentar ver o futuro do primeiro Lamborghini a abandonar o motor a gasolina. O nome que escolhemos para este exercício de desenho digital é "Revuelto", que foi registrado em uma patente na Europa. Isso aconteceu há alguns meses, sugerindo que a montadora italiana está preparando mais um modelo sem o nome de um touro, contrariando sua tradição para além de não ter o motor a combustão.

O estilo do "crossover" arrojado segue o conceito futurista Terzo Millennio, apresentado no passado, assim como o limitado Sián FKP 37. É claro que 2028 ainda está muito longe e muita coisa pode mudar até lá, mas esperamos que o crossover use uma plataforma dedicada a carros elétricos. Isso deve se traduzir em pequenos balanços na dianteira e na traseira para maximizar a distância entre os eixos. Entretanto, com o principal executivo da marca dizendo o futuro elétrico será um 2+2 em vez de um verdadeiro 4 lugares, é provável que o espaço para as pernas traseiras seja limitado.

Um elétrico mais espaçoso para toda a família está chegando, já que o Urus de segunda geração, previsto para o final da década, deixará de usar o atual motor V8 biturbo. A menos que os combustíveis sintéticos ganhem relevância nos próximos anos, a Lamborghini prevê que terá uma linha totalmente elétrica no início da década de 2030. 

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