Atualmente composto apenas com opções tradicionais equipadas com motores a gasolina, o portfólio de versões do Citroën C3 ganhará me breve inédita configuração puramente elétrica. De acordo com fontes ligadas à empresa, a variante EV do modelo está em fase final de desenvolvimento e não deve demorar para chegar ao mercado. A estreia está programada para dezembro, com vendas a partir de 2023 na Índia.

O inédito C3 EV será baseado na conhecida plataforma e-CMP, a mesma que sustenta todos os compactos elétricos do grupo Stellantis (leia-se Peugeot e-208 GT, Peugeot e-2008, Opel Corsa-e, Opel Mokka-e e o recém flagrado SUV de entrada da Jeep). Detalhes técnicos ainda são desconhecidos, mas tudo indica que o modelo será oferecido em configuração única de motor elétrico e diferentes opções de baterias.

Galeria: Novo Citroën C3 - Índia

Nesse sentido, todos os rumores apontam para o propulsor elétrico de 136 cv usado nos demais EVs do grupo e, dependendo da configuração, bateria de 50 kWh para entregar autonomia de até 350 km. Para efeito de comparação, o Corsa-e vendido na Europa e equipado com este mesmo conjunto alcança até 362 km.

Na lista de equipamentos, o pacote de recursos será bem mais recheado do que no C3 a gasolina. Itens hoje ausentes, como ar-condicionado automático, carregador de telefone sem fio e piloto automático, certamente estarão presentes no EV. Já a central multimídia de 10 polegadas compatível com Android Auto e Apple CarPlay será a mesma.

A apresentação oficial está marcada para acontecer em dezembro e as vendas serão iniciadas em abril 2023, começando pela Índia. No mercado local, o inédito C3 elétrico brigará diretamente com Tata Tigor EV e o futuro compacto elétrico da MG.

VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com