Apresentado pela primeira vez em março como protagonista do plano estratégico Dare 2030 da Stellantis, o inédito SUV compacto 100% elétrico da Jeep parece cada vez mais próximo de chegar ao mercado. Prova disso são as imagens deste flagra, que revelam pela primeira vez a versão de produção do modelo sem qualquer disfarce. O design remete diretamente ao protótipo já conhecido e faz jus ao apelido de "mini Renegade".

A estreia comercial acontecerá em 2023, inicialmente com foco na Europa. Na prática, será a primeira grande investida da marca no segmento de EVs, dentro de estratégia que abrirá caminho para vários outros SUVs a bateria.

Galeria: Novo SUV elétrico Jeep - Flagra

De porte compacto, com aproximadamente 4,10 metros de comprimento, o modelo toma como base a plataforma modular e-CMP (desenvolvida inicialmente pela PSA e hoje disponível na prateleira de todo o grupo Stellantis). Terá conjunto formado por motor elétrico de 100 kW (136 cv de potência) e bateria de 50 kWh, oferecendo autonomia superior a 300 km. Na prática, o mesmo esquema adotado por outros modelos do grupo, como Peugeot e-2008 e Opel Mokka-e.

Rumores indicam que a Jeep também oferecerá propulsores tradicionais, especialmente motores turbo de baixa cilindrada movidos a gasolina. Opções turbodiesel, no entanto, estão desde já descartadas.

Toda produção será concentrada na fábrica de Tychy, na Polônia, com foco no abastecimento do mercado europeu já a partir do ano que vem. Da mesma planta, nos próximos anos, sairão outros SUVs elétricos irmãos de projeto, sendo um da Fiat e outro da Alfa Romeo.

Stellantis - Plano estratégico até 2030
Mini Renegade ainda conceitual em março

Novo Jeep elétrico no Brasil

Por aqui, a empresa desconversa quando questionada sobre o SUV compacto. Fontes ligadas à marca dizem que o modelo não está nos planos, ao menos por enquanto. A Stellantis apostará em breve no lançamento do Peugeot e-2008, que usa a mesma plataforma e mecânica do Jeep elétrico. Quem sabe, com utilitário elétrico francês fazendo barulho, a fabricante mude de ideia e resolva trazer o Mini Renegade ao país.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com